Tempo: previsão alerta para passagem de forte frente fria sobre o RS

A passagem desta frente fria vai deixar o tempo bastem instável no Rio Grande do Sul. Ela tem potencial para provocar chuva forte e vento forte.

A segunda semana de agosto será marcada por uma forte frente fria sobre o Rio Grande do Sul.

De acordo com a previsão, esta frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira (8), mas só se organiza completamente na terça-feira (9), junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil.

Mas os ventos já começam neste domingo (7) em parte do Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura no território gaúcho.

Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada ou neve, disse a Climatempo.

Conforme a Climatempo, o avanço desta forte frente fria poderá provocar tempestade de poeira em algumas regiões do Brasil. Isso não vai acontecer no Rio Grande do Sul.

Fortes rajadas de vento

Conforme a Climatempo, fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas ao ciclone extratropical, às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros e também a presença de nuvens cumulonimbus.

Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e em outras áreas do Brasil ao longo da próxima semana.

As atualizações deste fenômeno ocorrerão durante as próximas previsões do tempo ou com os alertas de Defesa Civil e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).