Santa Maria Tecnoparque receberá Olimpíada Brasileira de Satélites neste sábado

O local estará aberto ao público geral a partir das 14h

Ocorre neste sábado (13) a OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites). Concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a iniciativa é organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E a Prefeitura de Santa Maria, na Região Central do Estado, através do Santa Maria Tecnoparque, é apoiadora do evento regional. O local estará aberto ao público geral a partir das 14h.

Na competição, os estudantes apresentam protótipos de satélites, confeccionados por equipes de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, e Superior. Cada grupo compete em seu respectivo nível de ensino. Segundo a prefeitura, o objetivo é promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes brasileiros, além de despertar o interesse por carreiras na área de ciência e tecnologia de forma atrativa, e sempre que possível, prática.

A prefeitura de Santa Maria relata que, nas fases anteriores do evento, as equipes trabalharam em como propor aplicações e soluções de problemas usando satélites ou soluções para construir satélites e seus subsistemas. Também, na montagem de um protótipo de CubeSat/CanSat com base na proposta de missão da Fase 1, com possibilidade de mudanças e aperfeiçoamentos, e com o planejamento de voo em balão estratosférico. A última etapa, é o lançamento do satélite, durante a regional do evento.

Agora, nesta fase, ao menos três protótipos dos alunos participantes, sendo um por categoria, serão lançados durante os eventos regionais. As melhores equipes serão selecionadas para levarem seus protótipos em um evento nacional de adequação de projeto para lançamento por foguete sub-orbital.

A OBSAT tem parceria com AEB/MCTI (Agência Espacial Brasileira), INPE/MCTI (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), da USP Universidade de São Paulo.