Rio Grande do Sul tem novo alerta para chuvas intensas e ventania nesta quinta

O alerta, da cor laranja, é válido durante esta quinta-feira (4) em todo o território do Rio Grande do Sul.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes. O alerta, da cor laranja, é válido durante esta quinta-feira (4) em todo o território do Rio Grande do Sul (veja no mapa abaixo).

Conforme o órgão, podem ocorrer precipitações entre 50 e 100 milímetros de chuva em pontos isolados. Também há possibilidade de ventos intensos, ente 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A advertência é válida até a meia-noite desta quinta-feira (4). O alerta laranja para chuvas intensas pode ter sua duração alterada pelo INMET se as condições de tempo melhorem ou piorarem.

Alerta do INMET emitido para esta quinta-feira, 4 de agosto. Foto: Agora no Tempo / Agora RS

Pela manhã, Porto Alegre teve registro de pancadas de chuva de forte intensidade. No entanto, até o momento, não foram registrados problemas de mobilidade, como pontos de alagamento.

Previsão do tempo no Rio Grande do Sul

As áreas de instabilidade provocam nebulosidade e chuva no território gaúcho, conforme a previsão do tempo. Há risco de temporais e vento forte na Região Sul, Campanha, Região Central, Região Metropolitana e Litoral Norte.

Em Porto Alegre e Esteio, a nebulosidade predomina, previsão de pancadas de chuva e há risco de chuva e vento forte nesta quinta, mínima de 14°C e máxima de 21°C.

Em Tramandaí, tempo instável e possibilidade de rajadas de vento, mínima de 15°C e máxima de 25°C. Em Santa Maria, previsão de chuva e bastante nebulosidade ao longo desta quinta, há risco de tempestade, mínima de 13°C. e máxima de 21°C.