Reunião trata da implementação do 5G em Gramado

O cronograma da Anatel aponta que cidades como Gramado deve receber o sinal 5G somente em 2029.

Compartilhe:

Uma reunião entre Legislativo e Executivo foi realizada nesta quarta-feira (10) para tratar a implementação do 5G em Gramado, na Serra gaúcha.

Segundo a Câmara de Vereadores de Gramado, o objetivo é preparar o município para a chegada da nova tecnologia.

“As Secretarias Municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e a de Planejamento já estão trabalhando na regulamentação da infraestrutura das antenas e realizaram a entrega de demandas à Comissão do Plano Diretor”, disse a Câmara de Vereadores de Gramado.

A chamada “Lei das Antenas” é o início da estruturação da cidade. “O tema já está previsto e sendo discutido dentro do Projeto de Lei que trata da revisão do Plano Diretor de Gramado”, informou o secretário Rafael Bazzan, mesmo que o cronograma da Anatel aponte que cidades como Gramado deve receber o sinal somente em 2029.

“Um dos grandes desafios na implementação do 5G é como vamos dar maior eficiência para operação, cobertura e disponibilidade dos serviços, de forma a contemplar uma infraestrutura adequada e eficiente no nosso município”, destacou o vereador Renan Sartori (MDB), presidente da Câmara.

Ike Koetz, secretário de Inovação, acrescenta que Porto Alegre é um exemplo de sucesso, pois antecipou sua legislação quatro anos antes da tecnologia chegar e foi a primeira capital, após Brasília, a receber o sinal do 5G.

“Como sabemos que os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos, Gramado também estará pronta”, garantiu o secretário.


Compartilhe: