Restinga receberá ações de saúde no sábado como parte da Semana da Juventude

Estarão disponíveis para a comunidade ações educativas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (13), na Restinga, atividades referentes à Semana da Juventude. Estarão disponíveis para a comunidade ações educativas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo.

O ônibus Fique Sabendo estará na Estação Cidadania-Cultura, localizada na rua Dr. Arno Horn, nº 221, das 12h às 17h. Com dois consultórios de atendimento, a estrutura do Fique Sabendo tem espaço para testagem rápida e acolhimento. Porém, nesse dia, não haverá testagem para infecções sexualmente transmissíveis.

Já no dia 20, o ônibus levará testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C ao bairro Serraria. A ação ocorre das 9h às 16h e é um trabalho conjunto da Caist (Coordenação de Atenção a IST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose) com a Unidade de Saúde Morro dos Sargentos, localizada na rua Argemiro Oganda Corrêa, 330.

Também haverá oferta de vacinas, orientações de prevenção à tuberculose e coletas de escarro, coleta de citopatológico, verificação da glicose e pressão arterial, atendimento de hipertensão arterial sistêmica e diabetes.

Confira a programação:

Dia 13/8, 12h às 17h: Estação Cidadania – Cultura (rua Dr. Arno Horn, 221, Restinga) – Semana da Juventude (ações educativas, distribuição de preservativos, autotestes de HIV, gel lubrificante e material informativo no ônibus Fique Sabendo). Não haverá testagem de ISTs.

Dia 19/8, 13h às 17h: Aldeia Indígena Komág, no Lami (testagem para infecções sexualmente transmissíveis, mas sem o ônibus).

Dia 20/8, 9h às 16h: Ação conjunto com a Unidade de Saúde Morro dos Sargentos – testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no ônibus Fique Sabendo, vacinação, orientações em tuberculose e coletas de escarro, coleta de citopatológico, verificação da glicose e pressão arterial, atendimento de hipertensão arterial sistêmica e diabetes.

Dia 24/8, 9h às 12h: Ação Restaurante Popular na Vila Cruzeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pela Unidade de Segurança Alimentar – testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no ônibus Fique Sabendo.

A Prefeitura lembra que a testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis está disponível de segunda a sexta-feira, para toda a população, em 132 unidades de saúde e no SAE (Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta), localizado na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico.