Restaurantes do segundo andar do Mercado Público reabrem na próxima semana

Os locais estavam fechados desde o incêndio que atingiu prédio histórico, em 2013.

Crédito: Pedro Piegas / PMPA

Os seis restaurantes localizados no segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre voltarão a funcionar na próxima segunda-feira (5). Os locais estavam fechados desde o incêndio que atingiu prédio histórico, em 2013.

A abertura para a população ocorre a partir das 8h da manhã. Os restaurantes que serão reabertos são: Bar Chopp 26, Taberna, Pizza Veg (antigo Telúrico), Mamma Julia, Sayuri e sorveteria Beijo Frio. Além destes, já está funcionando no local a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária.

Até o fim do ano, a prefeitura deve licitar outros 11 espaços no segundo piso. A liberação ocorre após uma extensa reforma, que teve a troca das escadas rolantes e dos elevadores, reparo da rede elétrica e abertura dos novos banheiros para pessoas com deficiência.

Incêndio no Mercado Público

O Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979, sofreu quatro incêndios (1912, 1976, 1979 e 2013) e resistiu à grande enchente de 1941.

As chamas no Mercado começaram por volta das 20h do dia 6 de julho de 2013. O fogo teve início em uma fritadeira elétrica dentro de um restaurante do segundo andar. O sinistro, que começou no lado que fica de frente para a Prefeitura de Porto Alegre avançou em direção ao lado do Trensurb e Terminal Parobé. No entanto, a área que fica em direção ao Largo Glênio Peres não foi atingida.

Apesar de imensos prejuízos materiais, com comerciantes perdendo tudo, ninguém ficou ferido no incêndio. Uma força-tarefa de permissionários reabriu o Mercado Público 38 dias depois do incêndio. Quem ocupava o segundo andar do prédio foi realojado, de forma provisória, no primeiro andar.