Rede pluvial se rompe e abre cratera na avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre

O buraco no asfalto se abriu na avenida Loureiro da Silva, nas proximidades da Orla do Guaíba.

Porto Alegre, RS | 03.ago.2022. Cratera se abre na avenida Loureiro da Silva. Foto: Luciano Lanes/PMPA

O rompimento de uma tubulação instalada a 2,5 metros de profundidade gerou uma cratera em uma das principais avenidas da área central de Porto Alegre. O buraco no asfalto se abriu na avenida Loureiro da Silva, nas proximidades da Orla do Guaíba.

Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), uma rede pluvial de 600 milímetros de diâmetro se rompeu. “Os técnicos estão no local fazendo a preparação para o serviço, que será executado pela empresa Encosan, contratada pelo departamento. A estimativa é que comece o conserto ainda pela manhã”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O diretor afirma que o problema já havia sido identificado em uma vistoria na área na última segunda-feira (1º). A chuva da noite de terça-feira (2) pode ter acelerado o processo de ruptura da tubulação. Segundo Garcia, a manutenção da canalização de drenagem estava sendo programada para execução pelo DMAE.

Bloqueio no trânsito

Por causa da cratera, a avenida Loureiro da Silva foi bloqueada no sentido UFRGS-Orla do Guaíba, entre a Câmara de Vereadores e a rótula da Edvaldo Pereira Paiva com a avenida João Goulart.

Para minimizar os impactos no tráfego de veículos, os motoristas devem seguir pela rua General Vasco Alves, rua dos Andradas, rua Gen. Canabarro e, por fim, pela Siqueira Campos. Com isso, os motoristas deixam de fazer a volta pelo do Gasômetro.

Porto Alegre, RS | 03.ago.2022. Cratera se abre na avenida Loureiro da Silva. Foto: Luciano Lanes/PMPA