PSB confirma nome de Vicente Bogo como candidato a governador do RS

Vicente Bogo assume a candidatura após a desistência de Beto Albuquerque. As alterações nas nominatas para as candidaturas foram encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Foto: Dani Barcellos / divulgação, via PSB

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) confirmou o nome do ex-vice-governador Vicente Joaquim Bogo como candidato a governador do Rio Grande do Sul nas Eleições de 2022. A ex-vereadora de Montenegro Josiane Paz será a candidata a vice-governadora. A candidatura ao Piratini é uma “chapa pura”, sem alianças com outros partidos.

A escolha de Bogo, que foi vice-governador de Antônio Britto (1995-1999), ocorre após a desistência de Beto Albuquerque, que decidiu não concorrer a cargo público. Albuquerque se posionou contra uma aliança do PSB com o PT (Partido dos Trabalhadores) no Rio Grande do Sul. Ele tentou compor com o PDT, de Ciro Gomes, mas não conseguiu. Vieira da Cunha será o candidato dos democratas-trabalhistas ao governo do Estado.

O anúncio desta quarta-feira substitui o que foi decidido na convenção do PSB, realizada em 23 de julho no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. As alterações nas nominatas para as candidaturas foram encaminhadas à Justiça Eleitoral.

O PSB também lançou o nome de Airto Ferronato como candidato a senador.

Ao todo, o PSB terá 63 nomes para disputar a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. São 39 candidaturas a deputado estadual e outras 24 para deputado federal.