Previsão de frio faz prefeitura de Porto Alegre abrir ginásio para acolhimento emergencial

Pessoas em situação de rua serão recebidas no ginásio da Associação dos Funcionários do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), a partir das 19h

Compartilhe:

A prefeitura de Porto Alegre vai disponibilizar mais 50 vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (18) e na sexta (19). Devido à previsão de queda acentuada da temperatura na Capital, este público será recebido no ginásio da Associação dos Funcionários do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), a partir das 19h. O endereço é: rua Conde D’Eu, nº 66, bairro Santana.

Quem desejar ajudar pessoas em situação de rua pode acionar a Central de Abordagem. Pode-se ligar para o 156, opção 7. Para dúvidas e emergências, a opção é ligar para a Defesa Civil, no 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

O acesso ao espaço do ginásio é por demanda espontânea, ou seja, as pessoas em situação de rua podem buscar o acolhimento ou aguardar as equipes do Ação Rua solicitadas via Central de Abordagem. As pessoas que acessarem o local recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos.

A Prefeitura destaca que as pessoas acolhidas que não quiserem separar-se dos seus bichinhos contarão com o espaço pet, que terá vagas para animais. O Gabinete da Causa Animal, em parceria com a Fasc e a SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), irá disponibilizar atendimento veterinário, encoleiramento, vermifugação, roupas e alimentação para os cães.

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h. O objetivo é dar suporte à abordagem social e encaminhamento aos equipamentos da rede socioassistencial.

Confira a rede de atendimento noturno do município:

Albergue Dias da Cruz: Albergue 12h
Avenida Azenha, 366 – bairro Azenha

Albergue Acolher 1 – albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 – bairro Vila Jardim

Albergue Acolher 2 – albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – bairro Floresta


Compartilhe: