Porto Alegre terá Dia D de multivacinação neste sábado

O público são crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos e crianças entre um e cinco anos

Compartilhe:

A prefeitura de Porto Alegre, através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (20) o Dia D da campanha de multivacinação contra a poliomielite. O público são crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos e crianças entre um e cinco anos.

Estarão abertas, das 8h até as 17h, 115 unidades de saúde para receber o público a ser imunizado. Também haverá vacinação contra a pólio no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 15h, junto do Monumento ao Expedicionário. No local, poderão ser vacinadas ainda crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Para facilitar o acesso aos locais, haverá passe livre nos ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital.

Na multivacinação, o objetivo é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária. Já as crianças entre um ano e menos de cinco precisam receber mais uma dose da vacina contra poliomielite – ou paralisia infantil – ou completar o esquema vacinal, dependendo da situação da criança.

A prefeitura frisa que as vacinas garantem proteção e saúde individual e coletiva. O diretor-adjunto de Vigilância em Saúde, Benjamin Roitman, destaca que os imunizantes protegem tanto quem pode receber a dose quanto as crianças e adolescentes que por alguma razão não podem ser vacinadas. “Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção individual e coletiva”, enfatiza Roitman.

Além disso, o diretor da DVS ressalta que Porto Alegre precisa melhorar o índice de cobertura vacinal da poliomielite. “Isso só vai acontecer se as crianças que precisam receber a dose da vacina forem vacinadas”, lembra o diretor-adjunto. Em 2021, a cobertura vacinal contra poliomielite, calculada nas doses feitas em crianças com um ano de idade, ficou em 48%, quase a metade dos 95% preconizados como percentual de proteção.


Compartilhe: