Ouça no Meio-Dia: o novo modelo de privatização da Corsan e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 31 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira o novo modelo de privatização da Corsan. Ele prevê a venda completa da estatal. A previsão do governo é realizar as audiências públicas a partir de outubro. O objetivo é fazer a licitação em dezembro de 2022. Os documentos do novo modelo de privatização também foram encaminhados para a análise do Tribunal de Contas do Estado, o TCE. A avaliação do tribunal é importante pois foi ele quem barrou a primeira tentativa de privatização da estatal. Naquela oportunidade, o modelo de privatização previa abertura de capital da estatal na bolsa de valores. Mas o questionamento do TCE, assim como as condições do mercado de capitais, induziram a alteração.

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na rua Garibaldi, no Centro de Porto Alegre, na noite desta terça-feira. A detenção ocorreu em um patrulhamento das forças de segurança, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, que teve como alvo a região do Viaduto da Conceição e imediações da avenida Voluntários da Pátria. A Guarda Municipal realizou a prisão em conjunto com policiais da 17ª Delegacia de Polícia Civil. Mais de 20 agentes integraram a ação, que mirou o combate à criminalidade na região. Além da prisão, segundo a prefeitura, diversos estabelecimentos comerciais foram vistoriados. A ação da noite desta terça-feira faz parte de uma sequência de operações realizadas neste mês. A iniciativa das forças de segurança resultou em uma série de prisões. A prefeitura afirma também ter reforçado os serviços de acolhimento social e saúde no local.

Agentes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, flagraram um homem que transportava um cavalo dentro de uma Kombi. O fato ocorreu na rua Oswaldo Cruz, no centro da cidade, durante a Operação Duo, realizada na terça-feira. Após avistarem o Cavalo no interior do veículo, os agentes acionaram a Secretaria Municipal de Proteção Animal. Segundo a Prefeitura de São Leopoldo, um veterinário avaliou o animal, e nenhuma anormalidade de saúde foi constatada. Depois, os agentes solicitaram que o proprietário do cavalo providenciasse um transporte adequado e as medidas administrativas cabíveis foram tomadas. A Prefeitura de São Leopoldo disse também que uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção Animal vai ao local indicado pelo responsável pelo animal e caso ele não cumpra as determinações será enquadrado por maus-tratos.

A taxa de desemprego recuou para 9,1% no País no período de maio a julho de 2022. O índice aponta recuo de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de fevereiro a abril também deste ano. Já em relação ao período de maio a julho do ano passado o recuo é de 4,6 ponto percentual. Agora, o número de desempregados do país é de 9,9 milhões de pessoas. Esse é o menor nível desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016, recuando 12,9% no trimestre e 31,4% no ano. Essa retração na taxa de desemprego é causada pelo aumento da informalidade. Houve novo crescimento no grupo de pessoas sem carteira assinada no setor privado. São 13,1 milhões de pessoas nesta situação, um novo recorde. Trabalhadores informais são 39,8% da força de trabalho no país. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad. O menor índice de desemprego do país na série histórica foi registrado em 2014, quando a taxa chegou a 6,5%.

A massa de ar seco e frio segue predominando nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. O dia começou com bastante frio no Estado. Mas as temperaturas devem subir um pouco ao longo da tarde. Em Porto Alegre, a máxima será de 22°C. O tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul. Mas uma área de instabilidade vai provocar o aumento de nuvens em vários pontos do território gaúcho. Existe a previsão de chuva isolada na Fronteira Oeste e no Oeste do Estado nesta quarta-feira. Em Uruguaiana, a nebulosidade ganha força e há possibilidade de chuva isolada, com máxima de 24°C. E, antes da chegada da primavera, o frio ainda dará as caras no Rio Grande do Sul. Setembro trará, ainda, duas ondas de frio ao Estado. A primeira onda de frio ocorre no início da próxima semana, quando a mínima deve ficar em torno dos 2°C. Já a segunda onda de frio está prevista para o dia 15 de setembro. Além disso, setembro deve ter chuvas abaixo da média para o mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, acumulados de chuva devem ocorrer em grande parte do Estado no começo de setembro e entre os dias 6 e 13, em especial na Região Leste.