Ouça no Meio-Dia: as cartilhas com temática religiosa da PRF e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 30 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Os três policiais militares envolvidos na morte de Gabriel Marques Cavalheiro foram indiciados em um inquérito militar instaurado pela Brigada Militar. Um dos PM’s é sargento e os outros dois são soldados. Eles estão presos preventivamente e respondem por homicídio qualificado, falsidade ideológica e ocultação de cadáver. O jovem de 18 anos havia desaparecido após uma abordagem por parte dos três policiais militares em São Gabriel, na Fronteira Oeste, no dia 13 de agosto. O corpo dele foi encontrado dentro de um açude na localidade de Lava Pés, distante cerca de seis quilômetros da sede do município. Em coletiva nesta segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou que Gabriel teve uma hemorragia interna após sofrer uma pancada na parte de trás do pescoço. Assim, o laudo do Instituto Geral de Perícias corrobora com o que a Polícia Civil vinha apontando, que Gabriel teria sido alvo de agressões por parte dos policiais militares. O inquérito da Polícia Civil também deve ser concluído nesta semana. No sábado, em depoimento, os três negaram as agressões contra Gabriel.

Um homem e uma mulher foram mortos a tiros na noite desta segunda-feira, em ocorrências distintas, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. A motivação dos crimes ainda é desconhecida da polícia. Conforme a Brigada Militar, a ocorrência mais recente é a de um jovem de 19 anos baleado na rua dos Funileiros, no bairro Belo Horizonte. A vítima, Ederson Ferreira de Sousa, foi atingida por dois disparos de arma de fogo quando estava dentro de um carro Chevrolet Celta por volta das 20h. Ele chegou a ser socorrido em estado grave ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento médico. Cerca de uma hora e meia antes deste crime, o corpo de uma mulher, identificada como Jussara de Souza Oliveira, de 51 anos, foi encontrado dentro de uma casa no bairro Centenário. Ela não era vista pelos vizinhos há dois dias, o que motivou o ingresso no imóvel para procurar a moradora. Segundo a polícia, a vítima tinha marcas de espancamento pelo corpo.

A Prefeitura de Porto Alegre comunicou, nesta segunda-feira, o aumento de 13,22% nas tarifas de água e de esgoto. A nova tabela de preços já foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre nesta segunda. O novo valor entra em vigor em 30 dias. A alteração vai repercutir nas contas de novembro. A prefeitura justifica a correção afirmando que o índice a ser aplicado equivale à reposição da inflação das principais despesas e dos reajustes contratuais de fornecedores do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos). Também argumenta que o valor está abaixo do crescimento de 15,93% do IGP-M previsto pela legislação no período considerado.

O Ministério Público Federal vai apurar a distribuição por parte da Polícia Rodoviária Federal de livros com a recomendação de leitura da Bíblia. O caso foi revelado na semana passada pelo canal Globo News. No ato de abertura da apuração do caso, a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul entendeu que há indícios de afronta à Constituição. Baseado no Artigo 19 da Constituição, o texto da procuradoria enfatiza que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios relacionar cultos religiosos e igrejas ao funcionamento de questões de interesse público. O procurador Enrico Rodrigues de Freitas também pediu informações oficiais aos órgãos envolvidos. Embora o caso tenha sido aberto no Rio Grande do Sul, eventuais decisões tomadas no caso terão repercussão nacional.

O tempo seco e frio permanece sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30). O dia começou bastante gelado no Estado. Em Caxias do Sul, a mínima foi de 3°C. Ao longo da tarde, a temperatura sobe um pouco. Em Porto Alegre e Viamão, a máxima será de 19°C. Mas no começo da noite o frio volta a ficar intenso. Não há previsão de chuva nesta terça em território gaúcho.