Ouça no Meio-Dia: a vacina e o medicamento contra monkeypox e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 26 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Expointer 2022 começa neste sábado e vai até o dia 4 de setembro. Os portões do parque estadual de exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, serão abertos às 8h. A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes. Eles vão percorrer 70 mil metros quadrados de área de exposições com atrações do agronegócio. No total, foram inscritos mais de 6 mil animais. Além disso, o Pavilhão da Agricultura Familiar terá 337 expositores, com uma variedade de produtos das agroindústrias familiares, setor de plantas e artesanato.

Obras do Dmae em Porto Alegre vão afetar o trânsito na região central da cidade no final de semana. Serão implantadas duas travessias na rede, na esquina da rua Dr. Flores com a General Vitorino, como parte das obras de substituição de redes no Quadrilátero Central. Para a execução dos trabalhos, a EPTC vai bloquear o cruzamento no local neste sábado e no domingo. Os agentes da empresa estarão no local para orientar a população. Será permitido acesso para comerciantes da região para carga e descarga de mercadorias. Segundo a prefeitura, as alterações serão monitoradas continuamente e alterações serão informadas nos canais oficiais da prefeitura. A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

A Anvisa aprovou a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil uma vacina para imunização contra a varíola dos macacos e de um medicamento para tratamento da doença. As decisões ocorreram por unanimidade. A vacina se chama Jynneos/Imvanex, e o nome do medicamento é Tecovirimat. A dispensa da vacina e do medicamento é temporária e excepcional e se aplica somente ao Ministério da Saúde. Ela terá validade de seis meses, a não ser que seja expressamente revogada pela Anvisa. Nesta quinta-feira, o Rio Grande do Sul chegou a 71 casos de varíola dos macacos e mais 311 casos sob investigação. Os casos foram registrados em 22 municípios. Porto Alegre é a cidade com o maior número de pessoas infectadas, com 29 casos confirmados.

Começou nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O eleitor poderá conferir as propostas dos candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital. No caso da disputa para presidente da República, cada candidato terá um tempo específico de propaganda calculado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. O tempo disponibilizado para cada candidato é diferente e se baseia na representatividade dos respectivos partidos políticos na Câmara dos Deputados. A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais. Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

A massa de ar quente continua sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O dia começou com temperatura amena no Estado, mas ao longo da tarde o calor ganha força. Em Porto Alegre e Canoas, a máxima será de 28°C. Já em Santa Rosa, a máxima chega a 30ºC. O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta. Mas, com o avanço de uma frente fria, o tempo fica nublado e instável em algumas partes do território gaúcho. Há risco de pancadas fortes de chuva na Região Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste. No sábado, segundo a Climatempo, todo o Estado deve ter temporais, mesmo que isolados, com acumulados pontualmente elevados na Região Sul e na Campanha. Também haverá fortes rajadas de vento. A chuva vai ocorrer a qualquer hora do dia nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai e chega nas demais regiões a partir do início da tarde. Já no domingo, conforme a frente fria se desloca pelo Rio Grande do Sul, as nuvens mais carregadas chegam ao Norte gaúcho. Passada a chuva, o frio já aumenta no domingo, com possibilidade de geada de forma isolada na região da Campanha e na Fronteira Oeste.