Ouça no Meio-Dia: os estragos da chuva e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 16 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

As fortes chuvas desta segunda-feira causaram transtornos em vários pontos do Estado. Houve queda de granizo em algumas áreas. Na Base Aérea de Canoas, as rajadas de vento chegaram aos 120,5 km/h. Até o momento, a situação mais crítica no Estado é em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde chuva de granizo foi registrada e fez estragos. A Defesa Civil Estadual confirmou que já estão sendo encaminhadas lonas e cobertores para moradores do município. A cidade de Cachoeira do Sul também foi atingida por uma chuva rápida com granizo. Em Porto Alegre, moradores registraram o fenômeno em diversos bairros. Ainda na Capital, um homem está desaparecido após a passagem do temporal. Ele estava na rua da Represa, no bairro São José, na zona leste, quando teria sido arrastado pela enxurrada. A Região Metropolitana também foi atingida por granizo. Em Eldorado do Sul, a estimativa é de que pelo menos cem casas tenham sido atingidas pelo temporal com granizo. Também houve problemas em Gravataí e outras cidades. Em Canoas, houve queda de árvores e postes. O Hospital Nossa Senhora das Graças também foi danificado. Ainda em Canoas, houve muito congestionamento na BR-116 na manhã desta terça-feira. Postes de energia elétrica caíram por causa da força dos ventos. O temporal também deixou moradores da Região Metropolitana sem energia elétrica. Segundo a RGE, 132 mil clientes ficaram sem luz. Nesta terça-feira, ao menos cinco municípios do Rio Grande do Sul suspenderam atividades escolares em razão dos temporais. Há registros de danos em estabelecimentos de ensino, além da dificuldade de famílias de levarem as crianças às escolas por causa dos danos dos temporais.

Nesta terça-feira, ao longo do dia, o tempo volta a ficar firme e o sol aparece na Região Sul e na Fronteira Oeste. A temperatura fica amena em grande parte do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira à noite, uma nova e potente frente fria se forma e chega ao Estado. Temporais estão previstos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Na quinta, a chuva cessa e o frio retorna com força por causa de uma massa de ar seco de origem polar. Na sexta, quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção das regiões próximas ao Litoral e Lagoa dos Patos, deve ter formação de geada. Há chance isolada de neve na madrugada de sexta-feira nas serras gaúcha e catarinense.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta terça-feira, a imunização estará disponível para pessoas com idade de 18 a 32 anos com comorbidades vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. A medida segue orientação do novo Informe Técnico da Campanha de Imunização contra a Covid-19, divulgado na última sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. A recomendação é que os municípios ampliem a vacinação com a segunda dose de reforço para as pessoas com comorbidades, que são doenças crônicas que comprometem a imunidade. A vacinação para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, vai ocorrer em 33 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 31 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h. Neste novo público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

As duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista começam a ser pagas nesta terça-feira. O benefício deve chegar a cerca de 245 mil profissionais dessa área. Cada taxista vai receber R$ 2 mil neste mês, já que cada parcela é de R$ 1 mil. O repasse do benefício será feito através das contas poupança sociais digitais. A movimentação poderá ser feita com o aplicativo Caixa Tem. O beneficiário precisa movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito, senão os valores voltam para o caixa da União. Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio. A prestação destas informações cabe inteiramente às prefeituras, ou ao governo do Distrito Federal, no caso da capital federal. No próximo dia 30, haverá repescagem para pagar as duas primeiras parcelas às prefeituras que enviaram o cadastro dos taxistas de 5 de agosto até esta segunda-feira. Mais adiante, de 20 de agosto a 11 de setembro, as prefeituras terão uma nova chance para enviar os dados. Nesse caso, o pagamento começará na terceira parcela, sem direito a valores retroativos. O Auxílio Taxista será pago até dezembro.

A propaganda eleitoral começa nesta terça-feira em todo o País. Até o dia 1º de outubro, candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. Os comícios podem ser realizados entre às 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Na internet, é permitida propaganda em sites e redes sociais. Porém, ela deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. São proibidos por lei os chamados showmícios gratuitos, a propaganda por meio de telemarketing e o impulsionamento de conteúdo por apoiadores. O disparo de mensagens só é permitido aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro.