Ouça no Meio-Dia: o lançamento da 45ª Expointer e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 15 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A cerimônia de lançamento da 45ª Expointer foi realizada na manhã desta segunda-feira. O evento ocorreu no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, e apresentou as novidades desta edição. A Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, não haverá restrições para a entrada de visitantes durante os nove dias do evento. Entre as novidades da feira, está a proposta de mostrar a possibilidade de manejo sustentável das diversas cadeias produtivas gaúchas. Mais de 6,2 mil animais foram inscritos para exibição no evento. A expectativa dos organizadores é de um crescimento expressivo no número de visitantes, com 600.000 pessoas passando pela Expointer deste ano.

Duas pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas em um violento acidente na noite deste domingo, em Porto Alegre. O caso ocorreu na avenida Sertório, próximo do cruzamento com a avenida rio São Gonçalo, no bairro Santa Maria Goretti, na zona norte da Capital. Conforme a Brigada Militar, o motorista de um Fiat Siena, de cor preta, perdeu o controle da direção e o carro bateu em uma árvore. O veículo estava superlotado, com oito pessoas a bordo. Duas mulheres, uma jovem de 18 anos e uma adolescente de 17, morreram no local. Outras seis pessoas ficaram feridas. Cinco delas foram transferidas para atendimento médico no Hospital Cristo Redentor. Uma sexta pessoa foi encaminhada para o Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre. Dos seis feridos, duas pessoas estão em estado grave. Uma terceira foi liberada após receber atendimento médico.

E um homem foi morto com disparos de arma de fogo dentro de um hospital em Garibaldi, na Serra gaúcha. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira. Segundo a Brigada Militar, o atirador invadiu o Hospital São Pedro, de Garibaldi, durante a madrugada. Ele ingressou no hospital por um acesso restrito aos funcionários e caminhou por alas do hospital até chegar na UTI, onde Rodrigo da Silva, de 26 anos, estava. Ao localizar o alvo, o autor do crime fez uma série de disparos. Silva morreu na hora. O atirador conseguiu fugir do prédio e não foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, o alvo dos disparos tinha antecedentes policiais. Ele havia sido baleado no peito na madrugada de domingo. Socorrido, passou por cirurgia e estava entubado em estado de saúde considerado gravíssimo. O local onde ocorreu o crime foi isolado para a realização de perícia. Imagens de câmeras de videomonitoramento estão sendo avaliadas na busca de identificar o atirador. A motivação do crime ainda está sendo apurada.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta segunda-feira, a imunização estará disponível para pessoas com 33 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os 37 locais de vacinação. A imunização para este público, assim como para a população a partir dos 12 anos, está disponível no Shopping João Pessoa e no Lindoia Shopping, até as 16h, e em 35 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h. A Prefeitura prevê que ainda nesta semana deve ocorrer a liberação da segunda dose de reforço para pessoas com comorbidades entre 18 e 32 anos. Por conta do grande número de elegíveis, a prefeitura considerou necessário realizar um escalonamento. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade em estoque.

A formação de uma nova frente fria deve trazer chuva para todo o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã. E, na segunda metade da semana, será o frio que mostrará sua força para os gaúchos. Nesta segunda, existe a possibilidade de chuva forte no Rio Grande do Sul entre o início da tarde e a madrugada de terça por causa de um sistema de baixa pressão atmosférica e a formação de uma frente fria. O tempo deve seguir instável apenas nas primeiras horas desta terça-feira, conforme a frente fria avança para o mar. De forma rápida, uma massa de ar seco avança e provoca o retorno do sol na maioria das regiões na terça-feira. Na quarta-feira à noite, uma nova e potente frente fria se forma e chega ao Estado. Temporais estão previstos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Na quinta, a chuva cessa e o frio retorna com força por causa de uma massa de ar seco de origem polar. Na sexta, quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção das regiões próximas ao Litoral e Lagoa dos Patos, deve ter formação de geada. Há chance isolada de neve na madrugada de sexta-feira nas serras gaúcha e catarinense.