Ouça no Meio-Dia: a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 12 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Festival de Cinema de Gramado, que chega à sua 50ª edição, começa nesta sexta-feira. A cerimônia de abertura está marcada para ter início às 16h e contará com a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado. A solenidade de abertura acontece na Rua Coberta. O evento é aberto ao público. A orquestra vai prestar homenagem às cinco décadas do evento com trilhas sonoras exclusivamente brasileiras e terá participação de 50 músicos. A regência será do Maestro Bernardo Grings, que também comandou os músicos durante o 40º Festival de Cinema, primeiro ano de sua formação. Durante o evento de abertura, serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-Presidentes do Festival de Cinema de Gramado e a ex-Prefeitos do município. A noite será dedicada à atriz Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado. A mostra competitiva inicia às 18h, no Palácio dos Festivais, com a exibição dos curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa” e dos longas “A Mãe” e “La Pampa” no Palácio dos Festivais.

Uma jovem de 18 anos morreu em um acidente de trânsito entre uma van escolar e um caminhão. A colisão ocorreu no km 362 da BR-386, em Estrela, no Vale do Taquari, na manhã desta sexta-feira (12). Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a van era um micro-ônibus Sprinter, emplacado em Estrela, e o caminhão um Scania P310, de Teutônia. Ainda conforme a Polícia, os veículos colidiram na transversal. O caminhão bateu na lateral do micro-ônibus. A vítima era passageira do coletivo. Ela morreu no local e não teve o nome divulgado. Ninguém mais se feriu no acidente. O trânsito não chegou a ser interrompido.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, ou a quarta dose, da vacina contra a Covid-19. A partir desta sexta-feira, a imunização estará disponível para indivíduos com 35 anos ou mais vacinados com a terceira dose há mais de quatro meses. A vacinação para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, ocorre em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 35 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Devido ao grande número de pessoas, a prefeitura considerou necessário realizar escalonamento. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade em estoque.

A taxa de desemprego no Brasil caiu em 22 unidades da federação no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano. Os dados são da pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. As maiores taxas de desemprego foram da Bahia, com 15,5%, de Pernambuco, com 13,6%, e Sergipe, com 12,7%. Já as mais baixas foram registradas em Santa Catarina com 3,9%, Mato Grosso, com 4,4%, e Mato Grosso do Sul, com 5,2%. No Rio Grande do Sul, a taxa ficou em 6,3%. Na média nacional, a taxa de desemprego ficou em 9,3% no 2º trimestre, contra 11,1% no 1° trimestre. Porém, em números absolutos, o desemprego atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Ainda segundo o IBGE, o desemprego atinge mais as mulheres, negros e jovens. Além disso, 40% da população ocupada está na informalidade.

O ar seco e frio de origem polar continua sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O período da manhã teve baixas temperaturas no Estado. No litoral, um ciclone em alto-mar traz risco de ressaca no mar nesta sexta. Mas não há previsão de chuva. O tempo fica firme em todo o Rio Grande do Sul ao longo do dia. Em Santa Rosa, o tempo seco e frio predomina nesta sexta, com máxima de 22°C. Em Santa Cruz do Sul, o tempo fica firme nesta sexta, com máxima de 21°C. Em Porto Alegre, o tempo também fica firme e a temperatura fica amena, com máxima de 20°C.