Ouça no Meio-Dia: a operação da PF em São Gabriel e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 10 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, uma Operação com objetivo de combater crimes praticados no âmbito da Prefeitura de São Gabriel. As ilegalidades investigadas são: corrupção, fraude a licitações e desvio de dinheiro e de bens públicos. Os agentes federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, além de ordens de afastamento de cargos públicos e de suspensão de repasses de verbas públicas. As medidas foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal em Santana do Livramento. A operação foi denominada “Varroa”, uma espécie de ácaro que infesta colmeias de abelha. Esta espécie é considerada como principal parasita que prejudica a atuação dos produtores de mel. O nome foi escolhido porque, no decorrer ainda das investigações da operação Iratim II, no último mês de maio, a Polícia Federal identificou que o principal investigado, um empresário do ramo da apicultura, aparentava manter laços políticos com agentes públicos do município. Com a deflagração da operação, as relações foram confirmadas. Houve troca de vantagens e pagamento de propina. Entre as vantagens estão o custeio de festas de confraternização, a entrega de produtos e de dinheiro, além de doações para campanhas eleitorais. Em troca, o empresário tinha seus interesses profissionais e pessoais intermediados em nome da Prefeitura. Os mandados de busca se centralizam na sede da própria Prefeitura, sendo importante referir que não há indicativos de envolvimento do atual Prefeito Municipal.

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente entre dois carros na Zona Sul de Porto Alegre. O fato ocorreu na noite desta terça-feira na esquina da avenida Cavalhada com a Rua Padre João Batista Réus. A vítima fatal e os dois feridos estavam em um Gol preto, emplacado em Belo Horizonte. O outro carro era um Fiesta vermelho, de Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, dentro do Gol, que seria um veículo de transporte por aplicativo, havia produtos que seriam fruto de roubos, além de um simulacro de arma de fogo. A apuração da Polícia Civil aponta que o motorista de aplicativo teria sido abordado por duas pessoas para uma viagem, mas, no percurso, um assalto foi anunciado. Na sequência, ele perdeu o controle do veículo e colidiu no Fiesta. A pessoa que morreu é um dos suspeitos do assalto. Já o motorista do Gol e o outro suspeito estão hospitalizados. No Fiesta, ninguém ficou ferido. Os envolvidos no acidente não tiveram a identidade divulgada. Segundo a polícia, o suspeito do assalto, que está em atendimento, já foi autuado em flagrante.

A prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, ou a quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta quarta-feira a vacina estará disponível para indivíduos com 37 anos ou mais vacinados com a terceira dose há mais de quatro meses. A vacinação para esse grupo, assim como para a população a partir de 12 anos, irá ocorrer em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 35 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Neste novo público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. Segundo a prefeitura, devido ao grande número de pessoas, foi necessário realizar um escalonamento da população. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade de doses em estoque.

A quarta-feira tem mais um serviço programado do Dmae em Porto Alegre. E, assim como nos demais dias da semana, alguns bairros da Capital vão ficar sem abastecimento de água. Desta vez, são vinte bairros da zona sul. O trabalho realizado é a adequação da rede elétrica da Estação de Bombeamento de Água Bruta de Belém Novo para instalação de novos inversores. Ele estava previsto para iniciar às 8h. A previsão para retorno do abastecimento da água é ainda durante a noite desta quarta, podendo demorar mais nas partes altas.

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O motivo é a atuação de um ciclone extratropical e de uma frente fria em território gaúcho. A circulação de umidade do ciclone provoca chuva na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e no Norte do Estado. Existe ainda a possibilidade de rajadas de vento, principalmente na Serra e no Litoral Norte. No decorrer do dia, o tempo firme volta a predominar no Estado. O sol aparece entre nuvens em algumas cidades, principalmente na Região Sul e Fronteira Oeste. No fim da tarde, o tempo seco e frio ganha força no Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, a nebulosidade predomina nesta quarta, com máxima de 16°C. Em Uruguaiana, o tempo seco e frio predomina, com máxima de 14°C. Em Porto Alegre e Guaíba, o tempo fica firme e bastante frio, com máxima de 17ºC.


Compartilhe: