Ouça no Meio-Dia: a morte de filho de PM baleado dentro de casa em Imbé e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 8 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O filho de 6 anos de um policial Militar morreu na manhã desta segunda-feira após os dois serem baleados dentro de casa em Imbé, no Litoral Norte do Estado. O crime ocorreu na tarde de domingo. O sargento da reserva Alexandre de Jesus Ferreira, de 50 anos, e o filho, estavam em casa na Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, quando três criminosos invadiram a casa. Os criminosos estavam encapuzados e vestiam máscaras. Após o crime, eles fugiram em um carro branco. Mais tarde, a polícia encontrou o veículo abandonado e incendiado. O PM não corre risco de morte. Ele sofreu um disparo no braço. Já a vítima fatal, que foi atingida na cabeça, chegou a ser internada no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Em nota, o Comando da Brigada Militar manifestou pesar pelo falecimento da criança. O Comando também afirmou que as circunstâncias e autoria do crime estão sendo investigadas.

Também no domingo, um motorista de aplicativo foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu no bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O nome da vítima é Enedir Wust, de 48 anos. Ele estava trabalhando no momento da tentativa de latrocínio. Porém, não havia passageiros no carro. Segundo informações da Polícia Civil, após a abordagem dos criminosos, o motorista não parou e acabou sendo atingido pelo disparo. O Chevrolet Ônix branco onde ele estava bateu no muro de uma casa. A vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo em estado grave. Já o suspeito que dirigia o Ford Ka azul e a pessoa que efetuou o disparo fugiram sem levar nenhum pertence de Enedir. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, os suspeitos seguiam foragidos.

Serviços do Dmae deixarão diversos bairros de Porto Alegre sem água ao longo desta semana. Os trabalhos estão programados para esta segunda-feira até quinta-feira, nas zonas sul, norte e leste da Capital. Nesta segunda-feira, desde às 9h, o Dmae realiza o serviço de substituição de rede de água na área da rua Botafogo, no Menino Deus. Para fazer a interligação de redes novas e corte de redes antigas, será necessário interromper o abastecimento no bairro. A previsão é normalizar o abastecimento à noite. Conforme a prefeitura, a programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

A prefeitura de Porto Alegre ampliou, a partir desta segunda-feira, o público apto a receber a segunda dose de reforço, ou a quarta dose, da vacina contra a Covid-19. A imunização estará disponível para pessoas com 39 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. Por conta do grande número de pessoas, é necessário realizar escalonamento. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade de doses em estoque. A vacinação para a população a partir de 12 anos na Capital irá ocorrer em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 35 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

O tempo fica instável no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Um sistema de baixa pressão atmosférica provoca nebulosidade, vento e chuva no Estado ao longo do dia. Existe a previsão de chuva para todas as áreas do Estado. Segundo a previsão, a chuva será mais forte na Serra, na Região Metropolitana e na Região Norte. Existe risco de temporais isolados no Estado. O vento também vai ser o destaque nesta segunda. Podem ser registradas rajadas de 40 a 60km/h no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e Viamão, o tempo fica bastante nublado e ventoso, com previsão de chuva ao longo desta segunda e máxima de 18°C. Em Santa Cruz do Sul, haverá chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado e máxima de 16°C. Em Tramandaí, o tempo fica nublado, com previsão de chuva e risco de temporal e máxima de 17°C.