Ouça no Meio-Dia: a previsão do tempo para o início de agosto e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 1º de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O IBGE realiza a partir desta segunda-feira a 13ª edição do censo demográfico. O levantamento, que é feito a cada dez anos, ocorre com dois anos de atraso devido à pandemia de covid-19 e à falta de recursos em 2021. Mais de 183 mil recenseadores vão realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O objetivo é levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros. De acordo com o IBGE, através dos resultados será possível compreender tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, consideradas indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas. Além disso, o censo também é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

Um corpo carbonizado foi encontrado dentro de um carro na madrugada de domingo, em Ijuí, no Noroeste do Estado. A vítima foi identificada como Mauri Machado Ribeiro, de 48 anos. Conforme o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado na ERS-522, na localidade de Barreiro, no interior de Ijuí. A corporação foi informada de um incêndio em um veículo neste local no início da madrugada. Quando chegaram no local, os bombeiros encontraram o carro ainda em chamas. Após o fogo ser controlado, constatou-se que havia um corpo dentro do veículo. A Polícia Civil foi ao local e passa agora a investigar o caso.

Quatro pessoas morreram em um acidente na BR-290, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, no final da noite deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve uma colisão frontal entre um Jeep Compass, com placas do Uruguai, e um Renault Sandero, de São Gabriel. Das quatro vítimas fatais, três estavam no Sandero e morreram no local. O motorista do Jeep morreu no hospital. As vítimas são duas mulheres e dois homens. Elas ainda não tiveram a identidade divulgada. Outras duas pessoas, que estavam no Jeep, seguem em atendimento, mas não correm risco de morte. A rodovia chegou a ter bloqueio parcial durante a madrugada, mas foi liberada.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou o aumento da oferta de ônibus em 22 linhas de transporte coletivo da Capital. Ao todo, são 237 viagens a mais por dia. As alterações realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e pela EPTC começam a valer a partir desta segunda-feira. Conforme a Prefeitura, essa é mais uma etapa de reestruturação do transporte coletivo modal ônibus dentro do programa Mais Transporte. Com a alteração, o sistema passa a contar com 1.592 viagens a mais desde o início da implantação do programa. Por causa das alterações, quatro linhas alimentadoras terão adequações na tabela horária. Sofrem mudança a A09 – Alimentadora Restinga Nova, A11 – Alimentadora Chácara do Banco, A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite e A74 – Alimentadora Canta Galo/Extrema. As alterações não foram detalhadas pela EPTC. Todas essas alterações já foram publicadas no site da EPTC. Nesta planilha, é possível ver todos os horários de ônibus de Porto Alegre de todas as linhas. Use a busca para localizar a sua. Se você está enfrentando problemas no transporte público, como atrasos ou horários que não atendem a sua demanda, ligue para a EPTC. O telefone é 118, para quem está em Porto Alegre, ou (51) 3289-0118 para quem está fora da Capital.

O mês de agosto começa com frio, sol e temperaturas em gradual elevação na parte da tarde no Rio Grande do Sul. As instabilidades devem retornar a grande parte do Estado entre quarta e quinta-feira. Nesta segunda-feira, o dia começou com temperaturas baixas em todo o Estado por conta da atuação de uma massa de ar frio, de origem polar. Em São Borja, por exemplo, a mínima registrada foi de 9°C; em Soledade, 8°C; e em Nova Prata, 7°C. Mas, durante a tarde, as temperaturas aumentam um pouco em relação ao domingo. Em Erechim faz 22°C de máxima; em Santiago, 21°C; Caxias do Sul, máxima de 19°C; Agudo terá 18°C; e Pelotas, 16°C. A partir de terça-feira, o tempo muda em parte do Estado. A formação de novas áreas de instabilidade ajudam a formar nuvens de chuva no Oeste e no Sul gaúcho. Essas áreas de instabilidade darão origem a uma nova frente fria, que avança pelo Rio Grande do Sul entre quarta-feira e quinta-feira. No Sul, chove na quarta ao longo do dia. Mas será na quinta que as pancadas de chuva se espalham pelo Estado. No centro e leste gaúcho, as instabilidades podem causar temporais. Porto Alegre deve ter chuva frequente na quinta-feira e com queda na temperatura. Na sexta-feira, uma nova massa de ar polar avança, derrubando as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul.