Municípios do RS suspendem aulas nesta terça-feira após temporal

Há registros de danos em estabelecimentos de ensino após o temporal com granizo e vento forte que atingiu diversas cidades gaúchas.

Ao menos cinco municípios do Rio Grande do Sul suspenderam atividades escolares nesta terça-feira em razão dos temporais da noite de ontem (15). Há registros de danos em estabelecimentos de ensino, além da dificuldade de famílias de levarem as crianças nas escolas por causa dos danos dos temporais.

Em Rio Pardo, a cidade mais atingida pelos temporais, as aulas foram suspensas pelo prefeito Rogério Monteiro. O município decretou Estado de Emergência devido ao temporal de granizo. De acordo com a Defesa Civil, um levantamento preliminar aponta que o número de atingidos passa de 2 mil famílias que procuraram o Quartel dos Bombeiros e a Assistência Social em busca de ajuda para cobrir as casas danificadas.

Canoas, na região metropolitana, a Prefeitura, por meio da sua Secretaria da Educação, suspendeu as aulas na rede municipal e privada de ensino, nesta terça-feira. A Prefeitura recomenda que as escolas conveniadas, na qual o município adquire vagas para os estudantes da cidade, também suspendam suas atividades até que se tenha um ambiente seguro para as crianças estudarem. “Em consequência dos prejuízos nós determinamos que as aulas nas escolas municipais e privadas sejam suspensas, até que se recupere a condição de dar garantias para as nossas crianças. Também recomendamos que as escolas estaduais adotem a mesma orientação, considerando o eminente perigo que está ocasionado para as crianças”, frisou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

No município vizinho de Cachoeirinha, as aulas da rede municipal foram suspensas. A cidade tem vários danos registrados, como queda de árvores e postes.

Gravataí, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, determinou à Smed (Secretaria Municipal da Educação) que as aulas sejam suspensas nesta terça-feira. A decisão foi de interromper atividades em todas as redes de ensino no município, em razão dos estragos provocados pelo temporal que atingiu a cidade na noite desta segunda-feira. A Escola Municipal Antônio Aires teve quatro salas de aula destelhadas, assim como algumas repartições públicas.

Ainda na região metropolitana, Eldorado do Sul suspendeu as atividades escolares nesta terça-feira (16) devido ao temporal com granizo que atingiu a cidade. Segundo a prefeitura, a aula será postada na plataforma Sigimec.