Ipec: Lula segue com 44% e Bolsonaro com 32% no primeiro turno, mostra Ipec

Os percentuais dos dois concorrentes são exatamente os mesmos da pesquisa anterior, publicada em 15 de agosto.

Após o início da campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto e segue na liderança da corrida presidencial, mostrou um novo levantamento divulgado pelo Ipec, encomendado pela TV Globo, nesta segunda-feira (29).

O atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), segue na segunda posição, com 32% das intenções de voto. Os percentuais dos dois concorrentes são exatamente os mesmos da pesquisa anterior, publicada em 15 de agosto.

A terceira posição continua sendo de Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%, e Felipe d’Avila (Novo), com 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%. Disseram que votarão branco ou nulo 7% dos entrevistados; outros 6% disseram que não sabiam ou não responderam em quem iam votar.

Foram ouvidas duas mil pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um possível segundo turno, os dois principais concorrentes ao posto oscilaram dentro da margem de erro, segundo o Ipec. Lula aparece com 50% das intenções de voto (eram 51% na anterior) e Bolsonaro tem 37% (eram 35%). Branco ou nulo somaram 9% e não sabem 4%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-01979/2022.

A pesquisa também questionou sobre a rejeição aos candidatos, ou seja, aqueles que os eleitores não votam de jeito nenhum.

Bolsonaro lidera com 47% de rejeição, seguido por Lula (36%) e Ciro (16%). Os demais têm menos de 10% de rejeição cada.