INMET emite alerta para temporais e chuva forte no RS nesta quarta-feira

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta para possibilidade de chuvas intensas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3). São dois avisos: um alerta laranja de tempestade e outro um alerta amarelo.

Os dois são válidos até as 10h da manhã desta quinta-feira (4). Confira os detalhes abaixo.

Alerta amarelo de tempestade

Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul. Foto: Agora no Tempo / Agora RS

Nas áreas sob o alerta laranja, estão a Fronteira Oeste, Campanha, Sul do Estado, Costa Doce e região Central. Conforme o órgão nacional, há possibilidade de tempestades com queda de granizo e rajadas de vento nestas regiões gaúchas.

As precipitações podem causar acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora, o suficiente para provocar alagamentos, ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem alcançar os 100 quilômetros por hora, segundo o INMET.

Alerta amarelo de tempestade

As regiões que estão sob o aviso amarelo de tempestade são Noroeste, parte do Norte do RS, região metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, parte do Litoral Norte e parte da Serra.

Nestas regiões, a chuva e os ventos, se vierem, terão menor intensidade. A chuva deve ser de até 30 milímetros por hora, ou 50 milímetros no acumulado do dia. Os ventos podem alcançar os 60 quilômetros por hora e há baixa probabilidade de queda de granizo.