INMET alerta para risco de vendaval no Rio Grande do Sul

As rajadas de vento podem alcançar os 100 quilômetros por hora, conforme o alerta laranja de vendaval do órgão de meteorologia.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a possibilidade de ocorrência de vendaval no Rio Grande do Sul. As rajadas de vento podem alcançar os 100 quilômetros por hora, conforme o alerta laranja do órgão de meteorologia.

O motivo do alerta é a passagem de uma nova frente fria pelo território gaúcho. O sistema, que será sucedido por uma potente massa de ar frio, pode ocasionar temporais com ventania em todo o território gaúcho.

Leia também: Rio Grande do Sul terá fim de semana de virada do tempo e queda das temperaturas

O alerta do INMET é de perigo, segundo maior na escala, e tem vigência a partir das 18h deste sábado (veja as regiões no mapa abaixo). As rajadas de vento podem atingir 60 km/h a 100 km/h. O risco é de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações (veja orientações abaixo).

Há quase duas semanas, a passagem de uma frente fria trouxe temporais em diversas regiões gaúchas. Na região metropolitana, o vento – que alcançou os 120 quilômetros por hora na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana – causou destelhamento de centenas de imóveis e danos em muitos outros.

Arte: Agora no Tempo / Agora RS

Orientações em caso de vendaval:

  • Evite transitar na rua durante o período do alerta.
  • Abrigue-se em local seguro.
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
  • Não entre em alagamentos.
  • Observe alterações nas encostas.
  • Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Previsão do tempo

Conforme a previsão, a frente fria chega ao Estado a partir da tarde deste sábado. O sistema vai provocar temporais isolados nas regiões da fronteira com o Uruguai. A chuva avança e, até a noite, chega até a região metropolitana de Porto Alegre e a região Central do Estado.

O domingo ainda começa com nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em toda a metade Sul do Estado. O tempo abre ao longo do dia e as temperaturas não sobem muito, apesar do sol.

Em Porto Alegre, a previsão indica chance de chuva a partir das 22h de sábado. No entanto, a chuva permanece até a manhã de domingo. Depois, o tempo fica nublado a parcialmente nublado na parte da tarde. No Norte do Rio Grande do Sul, a chuva se concentra entre a madrugada e o meio da tarde. Depois, o frio avança e derruba as temperaturas rapidinho.

Na segunda-feira, o RS ainda terá nebulosidade variável, em especial na faixa Leste, e segue fazendo muito frio. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e 6°C, com valores negativos na Serra gaúcha. A segunda-feira (29) deve ser o dia mais gelado desta onda de frio.

Como receber alertas da Defesa Civil

Como cadastro meu celular?

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número.

A seguir, envie uma mensagem SMS para 40199 contendo no corpo do texto apenas os números. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Quanto custa?

O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.

Me mudei. Preciso cancelar e cadastrar um CEP novo. O que faço?

Caso você queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199. O cadastro de um novo CEP segue a linha acima de como cadastrar.