INMET emite alerta para tempestade para parte do RS entre quinta e sexta-feira

O motivo para o alerta de tempestade é a passagem de uma nova frente fria sobre o Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta, da cor amarela, para tempestade no Rio Grande do Sul. O motivo para o alerta de tempestade é a passagem de uma nova frente fria sobre o Estado.

Conforme o órgão, há possibilidade de temporais no Estado entre a tarde de quinta-feira (1º/9) e a manhã de sexta (2/9). As regiões sob o aviso são Fronteira Oeste, Campanha, Sul do Estado, região Central, Costa Doce, Região Noroeste, parte da região Norte e parte das regiões do Vale do Rio Pardo e do Taquari. Porto Alegre, Vale do Sinos, Litoral Norte e Serra estão fora da área em alerta.

Podem ocorrer pancadas de chuva de até 50 milímetros durante a passagem do sistema. Esse volume de chuva pode ocasionar transtornos, como alagamentos em regiões baixas.

O INMET também afirma que pode ocorrer ventania, entre 40 e 60 quilômetros po hora. Embora seja baixo, existe risco de corte de energia elétrica, danos em estruturas, além da queda de galhos de árvores. É recomendável que as pessoas evitem deslocamentos durante a ocorrência de vento forte.

O Instituto também alerta para a possibilidade de queda de granizo. No sábado passado, a passagem de outra frente fria trouxe queda de granizo para Cachoeira do Sul, na região Central. As pedras eram em grande volume, mas de tamanho pequeno, o que reduziu os prejuízos. Mesmo assim, o menos duas casas tiveram danos nos telhados.

Instruções em caso de tempestade:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos ligados à tomada e o quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).