Furto de cabos afeta abastecimento de água em bairros da zona sul de Porto Alegre

Ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado após o furto de cabos

O abastecimento de água para bairros da zona sul de Porto Alegre está prejudicado na noite deste sábado (27). O motivo é mais um arrombamento seguido de furto de cabos de energia elétrica, dessa vez atingindo a EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Santa Teresa II, que já tinha sido alvo de furto de cabos durante a semana. O cabeamento foi recolocado, mas foi novamente furtado neste sábado.

Localidades como os bairros Santa Teresa, Cristal e parte do Menino Deus, além da Vila Ecológica e da Vila Gaúcha podem ter desabastecimento ao longo da noite deste sábado. Ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado, pois é necessário refazer a ligação elétrica da estação de bombeamento de água.

O furto dos cabos foi detectado por volta das 16h da tarde, quando a estação se desconectou do sistema do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos). Técnicos do Departamento estiveram no local e comunicaram o furto à Guarda Municipal de Porto Alegre, que fez um boletim de ocorrência sobre o fato.

Caberá à Polícia Civil investigar o furto dos cabos de energia elétrica. Em março deste ano, outra estação, a Santa Teresa III, foi alvo do mesmo tipo de crime.