Frente fria avança e derruba temperaturas em todo o Rio Grande do Sul

Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, há possibilidade de chuva congelada e neve na região da Serra gaúcha e catarinense.

A passagem de uma frente fria provoca grandes mudanças no tempo em todo o Rio Grande do Sul neste domingo (28). O Estado dará adeus ao veranico deste sábado, terá chuva e queda abrupta das temperaturas em todas as regiões. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, há possibilidade de chuva congelada e neve na região da Serra gaúcha e catarinense.

O sábado foi de calor intenso no Rio Grande do Sul. Nem parecia inverno, com céu de brigadeiro no primeiro dia da 45ª Expointer. A temperatura no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, passou dos 30°C.

Mas o avanço da frente fria já trouxe chuva aos municipios da Campanha e do Sul do Estado na noite deste sábado. Durante a madrugada, esse sistema para as outras regiões, trazendo pancadas de chuva e ventania. Há possibilidade de fortes rajadas de vento, entre os 60 e os 100 quilômetros por hora, de acordo com um alerta emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Ao amanhecer, o clima será outro no Estado. A chuva cede no Sul e o sol volta a aparecer, mas com muito frio e chance para ocorrência de geada. Do Centro para o Norte do Estado, o tempo instável ainda predomina, com muitas nuvens e pancadas de chuva pela manhã. Na parte da tarde, a nebulosidade diminui e o sol predomina em quase todo o RS.

Apenas na região Noroeste, Norte e Serra é que a instabilidade persiste até a parte da noite. E será essa combinação que pode trazer chuva congelada e até neve para os Campos de Cima da Serra na noite de domingo. A chance é baixa, mas precipitações invernais podem ocorrer por causa dos altos níveis de umidade e o frio intenso.

As mínimas vão caindo no decorrer do domingo e serão registradas no fim do dia. O dia começa com 11°C e termina com 3°C em Bagé, na Campanha. São José dos Ausentes terá 9°C ao amanhecer e -1ºC na noite de segunda-feira. Em Porto Alegre, que teve 31ºC neste domingo, máxima de 14°C e pode fazer 10°C à noite.

Na segunda-feira, o dia será ainda mais frio, mas sem chuva. A potente massa de ar polar causará geada em quase todas as regiões gaúchas.