Evento no Cais Embarcadero dá largada para 45ª edição da Expointer

Neste ano, não haverá restrições para a entrada de visitantes durante os nove dias de evento.

A cerimônia de lançamento da 45ª Expointer foi realizada na manhã desta segunda-feira (15). O evento ocorreu no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, e apresentou as novidades desta edição. A Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, não haverá restrições para a entrada de visitantes durante os nove dias de evento.

Entre as novidades, está a proposta mostrar a possibilidade de manejo sustentável das diversas cadeias produtivas gaúchas. Outra mudança será a transferência dos trabalhos do Executivo Estadual para o Parque Assis Brasil durante a exposição. A expectativa do Governo do RS e dos parceiros organizadores é de que mais de 600 mil pessoas participem da feira neste ano.

Mais de 6.200 animais foram inscritos para exibição no evento. São 5.093 animais de argola e 1.285 animais rústicos (cinco raças de bovinos; quatro raças de equinos de prova e duas de equinos de laço, além dos cavalos crioulos; feiras de chinchilas e de coelhos). Os animais de argola representam 80% dos inscritos, e, os rústicos, 20%.

“A novidade dessa edição é o retorno do leilão dos cavalos crioulos, que não acontecia desde 2019”, afirma o zootecnista responsável pelo Seapdr (Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão.

Segundo Charão, este ano participam 685 animais de argola de outros estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “O que corresponde a 13,45% do total de animais de argola inscritos”.