Espetáculo Velha D+ entra em cartaz no CHC Santa Casa

O espetáculo será apresentado em dois dias em Porto Alegre, Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, apresenta nesta sexta-feira (5) e sábado (6), às 20h, o espetáculo Velha D+ com a atriz Fera Carvalho Leite.

Unindo teatro, música e dança, o monólogo reflete sobre questões e estigmas que envolvem o envelhecimento da mulher. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla com valores entre R$ 25 e R$ 50.

Em cena, uma personagem de 44 anos, ao achar uma carta escrita pela avó, mergulha no seu passado, na história da sua família e ali reexamina tudo: a passagem do tempo, o medo de ter um filho, o julgamento social que as mulheres enfrentam ao não querer “ser mãe”, o seu amor pela música e pela dança.

Um espetáculo que fala sobre etarismo, maternidade, beleza e tantas outras pressões que as mulheres sentem numa sociedade machista e idadista.

Na casa da avó, vítima da covid-19, a personagem vive e reflete sobre essa distância que existe entre o sentimento da passagem do tempo e o que de fato se está preparado para admitir em relação a isso.

Envolta pela história de uma família de mulheres e um retorno ao refúgio da herança familiar, ela é levada ao encontro com sua alma ancestral na busca de sua identidade e de uma bênção para ser quem ela é. Um ritual, uma cura, um movimento para dentro de si, para então seguir adiante melhor, mais livre, mais feliz.

Com texto original de Bob Bahlis, responsável pela direção do espetáculo, a narrativa da peça também se inspira em Clarissa Pinkola Estés (Ciranda das Mulheres Sábias), Naomi Wolf (O Mito da Beleza), Anne Kaupf (Como Envelhecer), Miriam Goldenberg (A Invenção de Uma Bela Velhice), Epícuro e Madonna.