Domingo terá procissão de Navegantes em Porto Alegre; confira a programação e o serviço

Devido à pandemia, a procissão deixou de acontecer nos últimos dois anos em fevereiro

Compartilhe:

Uma edição especial da tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes irá ocorrer neste domingo (21), na região central de Porto Alegre, a partir das 8h. Devido à pandemia, a procissão deixou de acontecer nos últimos dois anos em fevereiro. Nesta edição, a Prefeitura estima a presença de 200 mil pessoas para a festa religiosa.

O trajeto a pé parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, e segue pelas avenidas Mauá, Castelo Branco e Sertório, até chegar na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na zona Norte da Capital. Mas a edição especial da festa iniciará antes, às 7h30, com uma missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário.

Após a chegada da procissão, às 10h30, será rezada uma missa campal pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Ao longo do dia, estão programadas mais duas celebrações.

Programação

7h30min – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário
8h – Procissão
10h30min – Missa Campal/ Dom Jaime Spengler – Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
14h – Entronização no Santuário – Nossa Senhora dos Navegantes – Missa Padre Luiz Ricardo Xavier
16h – Missa – Padre Jaime Caspary

Trânsito e Transporte

As ruas no trajeto da procissão serão bloqueadas pela EPTC e liberadas logo após a passagem dos devotos. Para facilitar o acesso dos fiéis, foram disponibilizadas linhas especiais de transporte público.

Durante o período em que algumas ruas do Centro estarão bloqueadas, linhas que acessam a região via Rodoviária e outras que, eventualmente, sejam atingidas pelo bloqueio, serão desviadas conforme determinação da fiscalização.

Para o deslocamento até o evento, os ônibus chegarão pelas ruas Pres. Roosevelt, Comendador Tavares, Santos Pedroso, e Sertório, até o Paradão na Sertório (entre a Santos Pedroso e Pres. Roosevelt). Após o encerramento do evento, as linhas sairão do Paradão da Sertório (entre a Santos Pedroso e Pres. Roosevelt) e seguirão os seus itinerários normais.

Linhas até o evento em horários especiais

  • T2.9 – 08:30/13:27 (NS) – 08:13/13:07 (Sul Norte)
  • T2A.9 – 08:20/13:00 (NS) – 08:25/13:05 (Sul Norte)
  • T3.9 – 08:30/13:12 (NS) – 08:05/13:30 (Sul Norte)
  • T8.9 – 08:05/13:30 (LN) – 08:30/13:10 (Norte Leste)

Linha nos sentidos centro ao bairro e bairro ao Centro – Terminal centro, CPC

  • 690 Festa dos Navegantes – A partir das 8h25 até término do evento.
    Linhas especiais
  • B25.9 – A. Feijó/Humaitá/Navegantes – entre 7h20 e 13h (saindo do terminal B25, no Beco do Paulino).
  • B55.9 – Protásio/Humaitá/Navegantes – entre 7h50 e 13h30 (saindo do terminal B55, no Beco da Fumaça).
  • A02 – Alimentadora Navegantes Bacia Sul – será ativada durante os bloqueios para passagem dos fiéis, com tabela aberta e seguinte itinerário: Terminal Rua Uruguai, Av. Mauá, Av. Presidente João Goulart, Av. Loureiro da Silva, Rua José do Patrocínio, Rua Sebastião Leão, Av. João Pessoa, alça de acesso à Rua Luiz Englert, Av. Loureiro da Silva, Av. Presidente João Goulart, Av. Siqueira Campos, R. Uruguai, Terminal Rua Uruguai.

Compartilhe: