Domingo terá procissão de Navegantes em Porto Alegre; confira a programação e o serviço

Devido à pandemia, a procissão deixou de acontecer nos últimos dois anos em fevereiro

Uma edição especial da tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes irá ocorrer neste domingo (21), na região central de Porto Alegre, a partir das 8h. Devido à pandemia, a procissão deixou de acontecer nos últimos dois anos em fevereiro. Nesta edição, a Prefeitura estima a presença de 200 mil pessoas para a festa religiosa.

O trajeto a pé parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, e segue pelas avenidas Mauá, Castelo Branco e Sertório, até chegar na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na zona Norte da Capital. Mas a edição especial da festa iniciará antes, às 7h30, com uma missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário.

Após a chegada da procissão, às 10h30, será rezada uma missa campal pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Ao longo do dia, estão programadas mais duas celebrações.

Programação

7h30min – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário
8h – Procissão
10h30min – Missa Campal/ Dom Jaime Spengler – Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
14h – Entronização no Santuário – Nossa Senhora dos Navegantes – Missa Padre Luiz Ricardo Xavier
16h – Missa – Padre Jaime Caspary

Trânsito e Transporte

As ruas no trajeto da procissão serão bloqueadas pela EPTC e liberadas logo após a passagem dos devotos. Para facilitar o acesso dos fiéis, foram disponibilizadas linhas especiais de transporte público.

Durante o período em que algumas ruas do Centro estarão bloqueadas, linhas que acessam a região via Rodoviária e outras que, eventualmente, sejam atingidas pelo bloqueio, serão desviadas conforme determinação da fiscalização.

Para o deslocamento até o evento, os ônibus chegarão pelas ruas Pres. Roosevelt, Comendador Tavares, Santos Pedroso, e Sertório, até o Paradão na Sertório (entre a Santos Pedroso e Pres. Roosevelt). Após o encerramento do evento, as linhas sairão do Paradão da Sertório (entre a Santos Pedroso e Pres. Roosevelt) e seguirão os seus itinerários normais.

Linhas até o evento em horários especiais

  • T2.9 – 08:30/13:27 (NS) – 08:13/13:07 (Sul Norte)
  • T2A.9 – 08:20/13:00 (NS) – 08:25/13:05 (Sul Norte)
  • T3.9 – 08:30/13:12 (NS) – 08:05/13:30 (Sul Norte)
  • T8.9 – 08:05/13:30 (LN) – 08:30/13:10 (Norte Leste)

Linha nos sentidos centro ao bairro e bairro ao Centro – Terminal centro, CPC

  • 690 Festa dos Navegantes – A partir das 8h25 até término do evento.
    Linhas especiais
  • B25.9 – A. Feijó/Humaitá/Navegantes – entre 7h20 e 13h (saindo do terminal B25, no Beco do Paulino).
  • B55.9 – Protásio/Humaitá/Navegantes – entre 7h50 e 13h30 (saindo do terminal B55, no Beco da Fumaça).
  • A02 – Alimentadora Navegantes Bacia Sul – será ativada durante os bloqueios para passagem dos fiéis, com tabela aberta e seguinte itinerário: Terminal Rua Uruguai, Av. Mauá, Av. Presidente João Goulart, Av. Loureiro da Silva, Rua José do Patrocínio, Rua Sebastião Leão, Av. João Pessoa, alça de acesso à Rua Luiz Englert, Av. Loureiro da Silva, Av. Presidente João Goulart, Av. Siqueira Campos, R. Uruguai, Terminal Rua Uruguai.