Domingo será de tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul

Chuva deve ser espalhar pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia. Apenas as regiões Norte e a Serra gaúcha não devem ter precipitações neste domingo.

A previsão do tempo para este domingo de Dia dos Pais é de tempo instável em quase todo o Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade que se formam na Argentina e no Paraguai devem avançar, trazendo instabilidades do Centro para o Sul do Estado. Apenas as regiões Norte e a Serra gaúcha não devem ter precipitações neste domingo.

Os modelos indicam que o domingo começa com sol entre nuvens em várias regiões do Estado. No Noroeste, as precipitações ocorrem ainda durante a manhã. Depois, as nuvens de chuva avançam em direção ao Leste do RS. A chuva chega a partir da tarde na região Central e na Campanha. Na Capital e região metropolitana, as pancadas estão previstas para entre o fim da tarde e a noite. Não há risco de temporais.

As temperaturas reduzem, mas não muito em comparação com os últimos dias. Mínimas de 9°C em Erechim, de 10°C em Passo Fundo, 12°C em Porto Alegre e de 14°C em Uruguaiana. À tarde, os termômetros se elevam. Na Capital, máxima de 26°C. Em Santa Maria, faz 22°C; em Bagé, 21°C e em Cruz Alta, apenas 18°C.

Será na segunda-feira (15) que a frente fria ocupa o céu de todo o Rio Grande do Sul. A chuva se espalha para todas as regiões e deve ser mais persistente.

Meio da semana deve ter frio intenso

Após a chuva, que deve se estender até quarta-feira, é o frio que deve predominar no Rio Grande do Sul. Uma nova massa de ar de origem polar avança pelo Estado, provocando a queda das temperaturas. Até o momento, os modelos de previsão do tempo indicam possibilidade de temperaturas muito baixas. Conforme a Climatempo, há possibilidade até de neve na Serra, mas ainda é muito cedo para bater o martelo a respeito da ocorrência do fenômeno no Estado.