Dois dias depois do temporal, mais de 70 mil clientes da RGE seguem sem luz

Maioria dos problemas está concentrada em Canoas, na região metropolitana. CEEE, por outro lado, diz que apenas "casos isolados" estão sendo atendidos no Litoral Norte.

Estragos em bairro de Canoas. Foto: (autor não creditado) Prefeitura de Canoas / Divulgação

O temporal foi na segunda-feira à noite, mas os problemas de fornecimento de energia elétrica ainda não foram resolvidos na região metropolitana de Porto Alegre. Mais de 70 mil clientes da RGE (Rio Grande Energia) seguem sem fornecimento. Logo após o temporal, mais de 234 mil unidades consumidoras tinham sido desconectadas do sistema de energia.

Conforme a RGE, que é uma subsidiária do Grupo CPFL, são 74 mil unidades consumidoras desligadas. Isso representa, a grosso modo, mais de 250 mil pessoas às escuras, mais de 48 horas depois do vento e do granizo. Canoas é a cidade mais atingida e concentra a grande maioria das demandas.

As rajadas, que chegaram aos 120 quilômetros por hora na Base Aérea de Canoas, derrubaram ou quebraram postes de madeira e de concreto. Além disso, objetos como telhas, galhos de árvores e até móveis foram arremessados contra a fiação durante o vendaval.

A empresa diz que está com equipes nas ruas, mas que não tem como prever quando o serviço será totalmente restabelecido.

Como informar para a RGE interrupção no fornecimento?

Atendimento RGE

  • SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
  • Site: https://www.rge-rs.com.br
  • App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
  • Call Center: 0800-970-0900

Situação na área da CEEE

A CEEE Equatorial registra casos pontuais no Litoral Norte. Equipes trabalham para restabelecer o fornecimento de energia após o temporal da segunda-feira. No restante da área de concessão, os serviços já operam em normalidade, segundo a empresa.

Os clientes poderão registrar ocorrência nos seguintes canais de comunicação:

  • Whatsapp Clara: (51) 3382-5500 (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
  • SMS: 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura);
  • Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
  • Telefone: 0800 721 2333.