Defesa Civil de Porto Alegre alerta para risco de chuva intensa e vento forte

Frente fria vai provocar chuva intensa em diversos pontos do Rio Grande do Sul, com risco de temporal, incluindo a cidade de Porto Alegre.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo para a ocorrência de temporais isolados e chuva intensa na Capital.

“Acumulados de chuvas (20 a 50 milímetros), com vento forte (rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora), eventual queda de granizo e descargas elétricas”, disse.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno poderá começar na noite desta quarta-feira (17,) e se estender até a manhã de quinta-feira (18). A instabilidade perde força no decorrer da quinta e as temperaturas sofrerão declínio devido ao avanço de uma massa de ar polar pelo Rio Grande do Sul.

“O alerta segue os prognósticos da Sala de Situação do Estado (Sema-RS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população”, disse a Prefeitura de Porto Alegre.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Na manhã desta quarta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).