8 maneiras de transformar sua Tv em uma Smart Tv

As smart TV revolucionaram o entretenimento e facilitaram o nosso acesso a filmes, documentários, séries e muito mais, com uma ótima resolução e som de qualidade.

Contudo, fica aquela dúvida sobre as demais TVs que temos em casa, que não disponibilizam essas funções. Logo, a pergunta que não quer calar é: como transformar sua Tv tradicional na melhor smart Tv?

A boa notícia é que, se você tem uma TV em casa que não é Smart, mas tem uma boa resolução e display com boa imagem, poderá aproveitá-la e transformá-la em uma smart TV.

Assim, você aproveita diversos recursos e não precisa investir em um outro aparelho de. Além disso, você pode usar esse recurso nas smart TVs lançadas há mais de cinco anos, pois provavelmente elas não recebem as atualizações necessárias para o bom funcionamento.

Quer saber quais são os dispositivos necessários para essa transformação, suas principais características e como funcionam? Então continue a leitura com a gente!

Como transformar sua tv em uma tv smart

Existem diversas formas de transformar a sua TV comum em uma smart TV. Com a ajuda dos dispositivos corretos, você poderá desfrutar de diversos recursos, como espelhar tela, ver fotos, vídeos ou até mesmo ter acesso a jogos. Confira abaixo os principais dispositivos e suas características, confira:

Notebook

Uma maneira simples e fácil de transformar a sua TV em uma smart TV é usando um notebook, com conexão HDMI.

Ao conectar o notebook à TV, você poderá usar todos os seus recursos, desde navegar na internet, ver fotos, vídeos e muito mais. Para isso, o notebook espelha o seu conteúdo na tela da TV, logo, poderá acessar todos os seus recursos na TV.

Além disso, você pode utilizar essa função para jogos que não tenham gráficos tão elaborados ou que não necessitem de uma resposta tão rápida.

Chromecast

O Chromecast é um aparelho cada vez mais buscado na atualidade, tanto pela sua versatilidade de uso como pelas diversas soluções que traz para a sua TV.

É um dispositivo um pouco maior que o pen-drive e faz a sua conexão à TV pela entrada HDMI. Assim que for feito o pareamento do dispositivo com o seu celular ou tablet, você poderá espelhar o conteúdo desse dispositivo na TV.

Lembrando que, para essa função acontecer, a TV e o celular ou tablet devem estar conectados à mesma rede de wi-fi. Assim que a configuração for concluída, o seu telefone ou tablet funcionará com um meio de campo, e na tela da TV, você poderá ver fotos, vídeos, transmitir vídeos do YouTube, espelhar aplicativos compatíveis, etc.

A resolução da imagem vai até o Full HD, logo, não deixa a desejar quanto a sua qualidade. Além disso, com o smartphone ou tablet você faz todos os comandos de um controle remoto, como pausar, dar play, etc.

Apple TV

Se você procura um dispositivo mais completo para tornar a sua TV uma smart TV, o dispositivo da Apple é mais completo que o Chromecast. Funciona de maneira similar: o dispositivo e o celular precisam estar conectados na mesma rede de internet.

Dessa forma, ao terminar a configuração do dispositivo, poderá espelhar sua tela na TV e ver fotos, vídeos, aplicativo, etc.

Mas, ao contrário do Chromecast, o Apple TV conta com uma função em que o usuário usa um menu para navegar entre os seus apps de serviços, como as funções de um controle remoto.

Por fim, a Apple TV conta com a função AirPlay, já disponível nas smart TVs mais modernas, que exibem na tela da sua TV conteúdos das telas do iPad, iPhone e computador Mac.

Xiaomi Mi TV Stick

A Xiaomi está cada vez mais presente nas tecnologias e dispositivos de hoje em dia, e agora, traz ao mercado o Mi TV Stick, dispositivo um pouco maior que um pen-drive que usa a entrada HDMI para transmitir o seu conteúdo em Full HD.

Conta com o sistema operacional Android TV, e tem a função de controle remoto para acessar os apps do seu dispositivo e as fotos, vídeos, etc.

Além disso, o dispositivo conta com conexão Bluetooth para fones de ouvido e caixas de som. É uma das soluções mais completas do mercado atualmente.

Roku Express

Essa é uma opção simples, mas cumpre o que promete em termos de conectividade. Esse dispositivo espelha a tela do seu celular na sua TV, tornando-a uma smart TV.

A sua resolução é Full HD e transmite também canais ao vivo via Internet.

Videogames

As gerações mais novas de consoles funcionam como dispositivos que transformam as TVs mais simples em smart TV.

Além disso, há a possibilidade de instalar apps de vídeo, música e utilizar como quiser. Para navegar pelos menus, é só usar os controles do video game.

TV Box e Android TV

Hoje em dia, encontramos em diversas lojas caixinhas de streaming com valores acessíveis, que transformam a sua TV em uma smart TV.

Contudo, é necessário verificar se a sua TV é compatível com a entrada do dispositivo e se o mesmo tem todas as funções que você precisa para usar a TV como uma smart TV.

Além disso, é importante escolher um dispositivo que permita atualizações recorrentes. Dessa forma, você terá uma boa experiência com o aparelho.

Smartphones de última geração

Alguns smartphones de última geração, como o Moto G100 e a família Edge, contam com computadores de bordo que podem ser conectados com cabo à TV. Dessa forma, a tela é espelhada e você aproveita todos os seus benefícios e recursos em tela grande.