Ônibus do Fique Sabendo oferece testes rápidos e gratuitos em Porto Alegre

Os testes rápidos são para hepatites B e C, HIV e sífilis. A ação acontece na Redenção, em Porto Alegre.

O ônibus do Fique Sabendo estará no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, neste fim de semana com testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a ação integra a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais. No sábado (9), o ônibus da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) estaciona na Feira dos Agricultores Ecologistas, das 9h às 13h.

No domingo (10), integra a programação da Caminhada pela Vida, das 9h às 13h, próximo do Monumento ao Expedicionário.

“Com testes rápidos disponíveis no Sistema Único de Saúde, é possível fazer o diagnóstico das hepatites e outras infecções sexualmente transmissíveis em minutos”, afirma o hepatologista da SMS, Eduardo Emerim.

A hepatite provocada pelo vírus C tem maior chance de se tornar crônica, caracterizando-se como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.

“Um dos grandes desafios mundiais é aumentar a taxa de diagnóstico e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde”, comenta Emerim.

De acordo com o médico, hoje a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%.

“Aumentar o número de pacientes em tratamento para eliminar as hepatites virais até 2030 está entre as metas da Capital no Plano Municipal de Saúde e no Plano de Enfrentamento à Doença, lançado em julho de 2021, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, ressalta a prefeitura.