Tempo fica instável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Enquanto Metade Sul e parte do Centro do Rio Grande do Sul devem ter pancadas de chuva, Metade Norte tem previsão de sol, temperaturas em elevação e nada de chuva.

O Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira de tempo dividido, indica a previsão do tempo. A atuação de dois sistemas deve provocar situações opostas em território gaúcho. Há possibilidade de pancadas fortes de chuva e até temporais isolados na fronteira do Sul gaúcho com o Uruguai.

O tempo dividido será causado pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica que começará a atuar sobre a costa do Uruguai. Ao mesmo tempo, haverá ingresso de ar quente e úmido vindo do centro do continente em direção aos municípios da metade Norte do Estado.

No Sul, a baixa pressão deve dar origem a nuvens de chuva que, na terça, formarão uma nova frente fria. No Norte, o vento quente aumenta as temperaturas e “empurra” a umidade para o centro do Estado e, também, para a fronteira com o Uruguai.

Nesta segunda-feira, há previsão de chuva isolada, com momentos até de melhoria, na Fronteira Oeste, região Central, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, região metropolitana, Costa Doce e região Sul do Rio Grande do Sul. O tempo nublado não permite uma grande elevação dos termômetros.

Nas regiões Noroeste, Norte, da Serra e parte do Litoral Norte, o tempo segue aberto, com alguma nebulosidade. As temperaturas se elevam por causa do vento quente.

Na Campanha e no Sul do Estado, há possibilidade de temporais isolados. Em Bagé, que está na rota da chuva, as precipitações podem alcançar os 30 milímetros ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 20°C. Já em Pelotas, situação similar. Chove desde a manhã até o fim do dia, com temperaturas variando entre 14°C e 20°C.

Santa Maria, que vai ficar no meio do caminho entre a chuva com frio e o sol com calor deve ter dia nublado com chuva. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 25°C. Mesma situação de Porto Alegre, com mínima de 14°C com chance de chuva pela manhã. Máxima de 22°C.

Passo Fundo, na região Norte tem previsão de dia de primavera em pleno inverno: mínima de 17°C e máxima de 24°C, em dia de sol. Por fim, a previsão para Três Passos: sol com poucas nuvens temperaturas variando entre 18°C e 26°C.