SSP e PGE-RS terão sede conjunta no Centro Administrativo, em Porto Alegre

A divulgação do novo local aconteceu um ano após o incêndio que consumiu a então sede da SSP, em 14 de julho de 2021

Projeção da nova sede da SSP e PGE-RS. Foto: Governo do RS / Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou a construção de um novo edifício para abrigar as sedes da PGE-RS (Procuradoria-Geral do Estado) e da SSP (Secretaria da Segurança Pública). A projeção é concluir a obra, que ocorrerá por meio de permuta, em até três anos. Até lá, a sede da Segurança Pública deve continuar no bairro Tristeza, na zona Sul de Porto Alegre, após o incêndio que destruiu o prédio que ficava na avenida Voluntários da Pátria, 1358.

O projeto prevê uma construção com 14 pavimentos em terreno de 5.259,65 metros quadrados. A nova edificação ficará situada na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 150, ao lado do TJRS (Tribunal de Justiça).

Os trâmites para esse projeto começaram em 2011. A ideia inicial, que era de construir um prédio somente para a PGE, foi remodelada. Com isso abreviou-se o caminho para a definição da sede da SSP, sem necessidade de criação de um projeto totalmente novo.

A divulgação do novo local aconteceu um ano após o incêndio que consumiu a então sede da SSP, em 14 de julho de 2021, localizada na rua Voluntários da Pátria, próximo da Estação Rodoviária da capital. No combate às chamas, faleceram dois bombeiros: o tenente Deroci de Almeida da Costa e o sargento Lúcio Ubirajara Munhós. Ambos foram lembrados durante a entrevista coletiva realizada no Palácio Piratini.

“Lamentamos a perda dos dois colegas que foram verdadeiros heróis. Desde o incêndio, a segurança pública em nenhum momento parou ou teve prejuízos em suas atividades”, salientou o governador Ranolfo Vieira Júnior.

Conforme o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o terreno onde ficava a antiga sede da SSP será utilizado na realização de um contrato de permuta de imóveis por área construída, visando à execução da obra. O terreno tem 41 mil metros quadrados e está avaliado em cerca de R$ 90 milhões. “O próximo passo é elaborar e publicar a licitação para contratação de empresa que irá executar a obra. Isso deve ocorrer em 60 dias. A previsão de duração da obra é de 36 meses”, explicou o procurador-geral.

“A nova sede é uma importante ação, pois não será pensada do zero. Além disso, vai colaborar para a centralização dos serviços públicos no Caff. Nosso Centro de Controle e setores da SSP serão qualificados nesse novo local”, garante o secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa.

Recepção do prédio que irá abrigar a PGE e a SSP, em Porto Alegre. Foto: Divulgação / Governo do RS,