Rio Grande do Sul tem alerta para tempestade e chuvas intensas neste sábado

Conforme a Defesa Civil, as fortes precipitações podem ocasionar em grandes volumes acumulados.

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas no Estado neste sábado (16). Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para ocorrência de tempestades no território gaúcho ao longo do dia.

Conforme a Defesa Civil, há risco das tempestades virem acompanhadas de raios. As fortes precipitações podem ocasionar em grandes volumes acumulados. Por volta das 11h30 da manhã, o órgão de proteção civil emitiu uma advertência para a possibilidade de “chuva constante, acompanhada de descargas elétricas e acumulados elevados” para Porto Alegre e região metropolitana. O aviso foi enviado por meio do sistema 40199, que possui cadastro gratuito.

Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para a possibilidade de tempestades no Noroeste, Norte, Serra, Vales, região metropolitana, todo o Litoral, o Sul do Estado e, ainda, parte da região Central. O aviso é para a possibilidade de chuvas intensas, com ventos entre 60 a 100 quilômetros por hora e risco de queda de raios. O INMET diz que existe possibilidade de queda de árvores e de alagamentos.

As regiões da Fronteira Oeste, Campanha e parte da região Central tem aviso para tempestade. Os riscos são semelhantes, mas os ventos e a chuva deve ter volume menor que nas outras regiões do Estado.

Foto: Fernando Dias/Seapdr