Procon fiscaliza preço do leite em supermercados em Canoas

Segundo a Prefeitura de Canoas, na ação, foram fiscalizadas sete redes de supermercados.

Uma equipe do Procon percorreu os supermercados de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para fiscalizar os preços do leite.

Segundo a Prefeitura de Canoas, na ação, foram fiscalizadas sete redes de supermercados. Todos os estabelecimentos foram notificados a apresentar as notas fiscais de entrada (compra) e saída (venda) do leite.

Segundo a chefe de Unidade do Procon de Canoas, Caroline Guerini, há uma margem de 20% de lucro líquido que não pode ser ultrapassada.

“A não ser que haja um aumento extremamente brusco e que seja, literalmente, do dia para a noite, ultrapassando a margem de lucro. Estamos constantemente acompanhando os preços nos principais supermercados, além de averiguarmos todas as reclamações que chegam até nós”, alertou.

Conforme a prefeitura, a equipe recebeu as notas para calcular as margens de lucro dos mercados.

“Foi verificado que não há irregularidades, que os estabelecimentos estão comprando por valor superior a R$ 6,00 o litro, chegando em alguns casos até R$ 7,00, justificando os preços elevados que os consumidores estão encontrando nas prateleiras”, disse.

Conforme a diretora do Procon, Taís Marques, optou-se por iniciar a ação de fiscalização nas grandes redes devido a estes, muitas vezes, serem também fornecedores dos pequenos comércios.

“Se houver algum abuso de preço nestes mercados, repercutirá no preço final a todos os consumidores. Nas nossas ações foram constatadas variações de até 9,1% nos preços praticados nos estabelecimentos. Neste momento nós orientamos que o consumidor precisa pesquisar para achar o melhor preço”, ressaltou.

Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas