Procon de Caxias do Sul notifica RGE

O Procon de Caxias do Sul pediu para a empresa esclareça o motivo pelo qual resolveu passar a encaminhar os débitos para protesto em cartório.

Devido às inúmeras reclamações de consumidores, o Procon de Caxias do Sul, enviou notificação para a RGE (Rio Grande Energia).

“Solicitando explicações sobre protestos de clientes com débitos com a empresa, e para que não envie o nome desses clientes que estejam com contas atrasadas para protesto em cartório”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul.

Segundo a prefeitura, o documento solicita explicações da empresa concessionária sobre os regramentos utilizados para enviar o débito ao cartório para protesto.

“Também é questionado se existe diferenciação entre as classes residencial, comercial, industrial, rural e poder público”, disse.

Motivo

O Procon pediu para a empresa esclareça o motivo pelo qual resolveu passar a encaminhar os débitos para protesto em cartório, uma vez que essa prática nunca havia sido adotada anteriormente em Caxias do Sul.

Segundo o coordenador do Procon, Jair Zauza, o consumidor é surpreendido duas vezes. “ Ele recebe o protesto e fica sabendo que também irá arcar com as taxas do cartório, que por diversas oportunidades é maior que o valor da dívida”, ressaltou.

“O Procon também notificou, em caráter recomendatório, que a empresa se abstenha, por hora, de enviar o nome dos consumidores, independentemente da classe de consumo, que estejam com contas atrasadas, para o Cartório de Protesto”, finalizou a prefeitura.