Primeira semana de agosto começa com tempo firme e termina com chuva e frio no RS

O mês de agosto vai começar com frio, sol e temperaturas em gradual elevação na parte da tarde no Rio Grande do Sul, segundo a previsão do tempo. As instabilidades devem retornar a grande parte do Estado entre a quarta (3) e quinta-feira (4).

Nesta segunda-feira (1º), o dia ainda começa com temperaturas baixas em todo o Estado por conta da atuação de uma massa de ar frio, de origem polar. Em São Borja, por exemplo, o dia começa com 9°C; em Soledade, 8°C; e Nova Prata, 7°C.

Mas, durante a tarde, as temperaturas aumentam um pouco em relação ao domingo. Em Erechim faz 22°C de máxima; em Santiago, 21°C; Caxias do Sul, máxima de 19°C; Agudo terá 18°C; e Pelotas, 16°C.

A partir de terça-feira (2), o tempo muda em parte do Estado. A formação de novas áreas de instabilidades ajudam formar nuvens de chuva no Oeste e no Sul gaúcho. Em Porto Alegre, Santa Maria e Bagé, a terça-feira ainda será de sol, mas com variação de nebulosidade. As temperaturas, também ficam mais baixas.

Essas áreas de instabilidade darão origem a uma nova frente fria, que avança pelo Rio Grande do Sul entre quarta-feira e quinta-feira. No Sul, chove na quarta ao longo do dia. Mas será na quinta que as pancadas de chuva se espalham pelo Estado.

No centro e leste gaúcho, as instabilidades podem causar temporais. Porto Alegre deve ter chuva frequente na quinta-feira e com queda na temperatura. Na sexta-feira, uma nova massa de ar polar avança, derrubando as temperaturas em todo RS.