Porto Alegre começa a vacinar crianças de 4 anos contra a covid-19 nesta sexta-feira

A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e da SES (Secretaria Estadual de Saúde)

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre começa a vacinar crianças de quatro anos contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (22). A vacina a ser utilizada é a Coronavac/Butatan. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Na Capital, a vacinação para todas as crianças a partir de quatro anos, assim como para crianças imunocomprometidas de três anos, irá ocorrer em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza.

Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A data de abertura para as outras crianças de três anos de idade ainda não foi definida pelo município.

Vacinação no Estado

Nesta quarta-feira (20), a SES informou que o início da vacinação das crianças de três e quatro anos contra a covid-19 estava autorizada de modo gradual. A imunização deverá seguir de acordo com a disponibilidade do saldo de vacinas Coronavac em estoque nos municípios gaúchos.

Assim, municípios que já tenham doses disponíveis estão autorizados desde esta quarta a dar início à aplicação da vacina. Já cidades que estejam neste momento desabastecidas serão assistidas de acordo com remanejo de doses entre os municípios, que será feito nos próximos dias.

Além disso, não houve ainda uma indicação por parte do Ministério da Saúde do envio de novos lotes de coronavac aos Estados. Por isso, a recomendação da SES é que os municípios utilizem até 50% dos seus estoques, reservando a outra metade para a segunda dose, que pelo esquema deve ocorrer 28 dias após a primeira dose.

Crianças imunodeprimidas

Neste primeiro momento, a prioridade será para as crianças imunodeprimidas no Estado. Segundo o governo do Estado, há cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas no Estado. Enquanto o público total estimado dessa faixa etária no Estado é de 281 mil crianças. Em Porto Alegre, a imunização de crianças imunocomprometidas de três anos também está disponível desde a quarta-feira e seguirá mantida nos próximos dias.

 


Compartilhe: