Polícia Federal prende suspeito de ser mandante do assassinato de Dom e Bruno

Também nesta sexta, a Justiça deve converter a prisão temporária para preventiva dos acusados.

A Polícia Federal prendeu o peruano Rubens Villar Coelho, considerado o mandante do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no mês passado. A prisão teria ocorrido nesta quinta-feira (7) e foi confirmada pelos principais portais de notícia brasileiros nesta sexta-feira (8).

Coelho, conhecido como “Colômbia”, foi detido em Tabatinga, também no Amazonas, com documentos falsos. Em primeiro depoimento, porém, negou que tenha participado do assassinato. O peruano é acusado de ser o chefe de uma quadrilha de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas com a pesca ilegal em reservas indígenas do Vale do Javari.

Além de “Colômbia”, a PF prendeu outros quatro possíveis envolvidos no crime: Amarildo Oliveira, o Pelado, Oseney da Costa Oliveira, o Dos Santos, Jeferson da Silva Lima, o Pelado da Dinha, e Gabriel Pereira Dantas. Com exceção de Dos Santos, todos os demais confessaram sua participação no crime.

Também nesta sexta, a Justiça deve converter a prisão temporária para preventiva dos acusados.

Bruno e Dom desapareceram em 5 de junho enquanto estava navegando próximo à comunidade de São Rafael. Os restos mortais dos dois foram encontrados 10 dias depois, quando Amarildo confessou o crime e levou os agentes e os indígenas que ajudavam nas buscas ao local onde eles foram sepultados.

Segundo os depoimentos, Bruno e Dom foram assassinados com arma de fogo e os corpos foram depois desmembrados e queimados antes de serem enterrados na floresta. A perícia confirmou que o indigenista foi alvo de três tiros (dois no tórax e um na cabeça) e que o jornalista recebeu um tiro no tórax.