Ouça no Meio-Dia: a internet 5G em Porto Alegre e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 29 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Internet 5G passa a operar em Porto Alegre a partir desta sexta-feira. A tecnologia disponibiliza internet móvel dez vezes mais rápida do que a atual. Para tornar o acesso à internet 5G possível, a prefeitura da Capital tomou algumas medidas. Ao todo, 291 estações radiotransmissoras, as chamadas ETRs, estão licenciadas neste ano. Elas realizam transmissão de sinal móvel na cidade. Além disso, a legislação municipal permite que as antenas 4G sejam transformadas em 5G com ajustes técnicos por parte das operadoras de telefonia móvel. Também existe a possibilidade de as operadoras utilizarem o mobiliário urbano para instalação de antenas 5G. Na Capital, o sinal estará disponível, em um primeiro momento, nas áreas de maior concentração populacional. Pela legislação, as operadoras são obrigadas a instalar uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. Além de Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa também passam a ter a conexão disponível nesta sexta. A expectativa da Anatel é que todas as capitais do Brasil tenham o sinal até setembro de 2022.

A prefeitura de Porto Alegre entrega, nesta sexta-feira, às 14h, a nova Escola de Educação Infantil Padre Pedro Scapini, antiga Nossa Senhora do Bom Fim. A instituição beneficia a comunidade do bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, principalmente as 112 crianças do loteamento Bom Fim. A escola, localizada na rua Nossa Senhora do Caravagio, nº 186, estava com as portas fechadas desde 2017, devido a atos de vandalismo. Ela foi reformada em uma parceria com a Cyrela Goldsztein, num investimento, segundo a prefeitura, de R$ 435 mil. O período de inscrição na comunidade foi aberto na primeira semana de julho e houve o preenchimento das 112 vagas para a educação infantil. A Rede Calábria vai fazer a gestão administrativa da escola, que atende crianças de zero a cinco anos, do berçário 1 até o Jardim B.

Duas pessoas morreram em um acidente entre três carros, nesta quinta-feira, na BR-386, em São José do Herval, no Vale do Taquari. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a colisão envolveu um Mobi com placas de Santo Antônio da Patrulha, um Siena emplacado em São José do Herval e um Voyage de Maringá, no Paraná. Dois ocupantes do Siena, motorista e passageiro, morreram no local. O motorista do Mobi, de 34 anos, foi conduzido ao hospital, e o motorista do Voyage não se feriu. A Prefeitura de São José do Herval informou que duas vítimas do acidente eram servidores públicos municipais. Eles foram identificados como Hilário Sadi de Oliveira Silveira e Nicanor Alves de Lima, ambos de 57 anos.

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quinta-feira o quinto caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma moradora de Caxias do Sul. Segundo a Secretaria, a paciente não tem histórico de viagem e no momento é investigado um possível contato com pessoas que tenham viajado e apresentado sintomas. A paciente já passou por atendimento médico e seguirá sendo monitorada, assim como seus contatos, pela Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria de Saúde do município. Além desse novo caso, três homens em Porto Alegre e uma mulher em Uruguaiana já tiveram o diagnóstico confirmado para a doença no Estado.

O ar polar ganha força e provoca queda nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Após a chuva, o tempo firme volta a predominar no Estado. Deste a madrugada, houve registro de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h na Região Central, Serra, Região Metropolitana e Região Norte. No Litoral, o vento chegou a 80 km/h. Ainda na noite de quinta-feira, em Osório, no Litoral Norte, uma rajada de vento arrancou a cobertura de um posto de combustíveis, localizado entre a RS-030 e a BR-101. Ninguém ficou ferido assim como nenhum veículo foi atingido. Passada a manhã, o restante do dia ainda será marcado pelo frio. O tempo fica mais nublado na Região Sul, Região Metropolitana, Serra, Região Norte e Litoral. Nas outras áreas o sol aparece entre nuvens. Existe a possibilidade de chuva isolada na Serra e na Região Norte. Na Serra, também existe a possibilidade de chuva congelada nesta sexta.