Ouça no Meio-Dia: a queda nas temperaturas no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 28 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul condenou o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos a um ano, sete meses e um dia de detenção em regime inicial aberto. A sentença diz respeito a falas do blogueiro em um vídeo no canal Terça Livre, sobre a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, realizada em Porto Alegre pelo Santander Cultural, em 2017. De acordo com a decisão judicial, na fala, Santos faz menção a cineasta Estella Renner, vinculada à Maria Farinha Filmes, que prestou queixa-crime por injúria, calúnia e difamação em 2018. A sentença foi proferida pelo desembargador Jayme Weingartner Neto em favor da cineasta. Na decisão em segunda instância, ele afirmou que “foi atribuído fato ofensivo à reputação da querelada, prejudicando claramente sua reputação”. A ação tramitou no Rio Grande do Sul porque Santos morava em Monte Belo do Sul. Atualmente, ele está foragido e mora nos Estados Unidos.

O corpo de um homem foi encontrado no Rio dos Sinos, no fim da tarde desta quarta-feira, em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Em um primeiro momento, a polícia acreditava se tratar de uma vítima do sexo feminino. A informação inicial foi corrigida. Conforme a Brigada Militar, a vítima teria sido localizada por um pescador no fim da tarde. O corpo foi avistado próximo da balsa do bairro Carioca, que faz ligação entre Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita. Os Bombeiros realizaram o trabalho de remoção da vítima da água. Análise inicial indicava que o corpo poderia ser de uma mulher, o que foi descartado após perícia preliminar no local onde o cadáver foi encontrado. O Instituto-Geral de Perícias encaminhou uma equipe do Departamento Médico Legal. Os peritos coletaram indícios que possam ajudar na identificação do cadáver. O corpo foi encaminhado para exame de necropsia, que deve apontar a causa da morte e quando ela ocorreu. Não há detalhes sobre o perfil do homem encontrado. A Polícia Civil depende da identificação para prosseguir com a investigação.

Um serviço do Dmae provoca falta de água no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, nesta quinta-feira. A previsão é de normalização do abastecimento durante a noite. O trabalho é a substituição preventiva de rede de água. É realizado corte de rede existente em ferro e entroncamento de rede nova na rua Cruzeiro do Sul esquina com a Beco Coqueiros, na Vila Tronco 2, desde às 9h da manhã. Conforme a prefeitura, a programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

O Índice Geral de Preços – Mercado, o IGP-M, ficou em 0,21% em julho, após ter registrado alta de 0,59% em junho. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas, a FGV. Esta é a menor taxa desde novembro de 2021. Com o resultado, o índice passou a acumular alta de 8,39% no ano e de 10,08% em 12 meses, contra 10,70% em 12 meses até junho. Esse resultado coloca o IGP-M abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, considerado com a prévia da inflação oficial do país. O IGP-M é conhecido como a ‘inflação do aluguel’ porque serve de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, entre eles os de locação de imóveis. Além da variação dos preços ao consumidor, o índice também acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

Uma frente fria vai deixar o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Existe a previsão de chuva forte e de risco de temporal com rajadas de vento de mais de 60km/h no Estado. A chuva começou já durante a madrugada na Região Sul e na Campanha. A previsão aponta chuva mais volumosa e forte na Região Sul, Região Central, Região Metropolitana e Serra ao longo do dia. Em Venâncio Aires, o tempo fica instável e existe a possibilidade de chuva volumosa, com máxima de 27°C. Em Bagé, o tempo nublado predomina, existe a previsão de chuva e risco de temporal, com máxima de 18°C. Em Porto Alegre, existe a previsão de chuva e risco de ventania, com máxima de 27°C. Além disso, o calor vai perder força nesta quinta em território gaúcho. Os termômetros vão registrar quedas próximas a zero grau a partir desta quinta-feira no Rio Grande do Sul. A frente fria vem acompanhada por uma massa de ar polar mais intensa. O frio continuará até o fim de semana no Estado. A Climatempo prevê geada ampla no Rio Grande do Sul, além de uma pequena chance de neve na Serra gaúcha.