Ouça no Meio-Dia: o professor acusado de assédio sexual em Alvorada e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 26 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um professor de ensino médio de uma escola estadual de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi afastado preventivamente das suas funções após denúncias de assédio sexual. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as vítimas seriam duas alunas, uma de 14 e outra de 13 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade. Elas registraram boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Apoio à Mulher de Alvorada. A Polícia Civil e o Conselho Tutelar acompanham o caso. A Secretaria Estadual de Educação afirmou que a 28ª Coordenadoria Regional de Educação está em contato permanente com a equipe diretiva da escola para oferecer todo o suporte à comunidade escolar.

A internet 5G será ativada nesta sexta-feira em Porto Alegre. O comunicado foi feito pela Anatel nesta segunda-feira. Além da capital gaúcha, Belo Horizonte e João Pessoa também irão receber a nova tecnologia nesta sexta. Brasília foi a primeira cidade do Brasil a contar com o 5G. O 5G deve entregar mais velocidade para baixar e enviar arquivos; reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos; e tornar as conexões mais estáveis. A previsão é que todas as capitais brasileiras tenham o sinal ativado até o fim de setembro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre começa a vacinar crianças de três anos contra a Covid-19 a partir desta terça-feira. A vacina a ser utilizada é a Coronavac. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A vacinação para crianças de três anos e quatro anos irá ocorrer em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.

O novo modelo da carteira de identidade no Brasil, a chamada Carteira de Identidade Nacional, começa a ser emitido nesta terça-feira. O primeiro estado a realizar a emissão é o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, as emissões atualizadas começam no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias. Ele fica na Avenida Azenha, número 255. O local atenderá por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Neste primeiro momento, o documento estará disponível somente para quem estiver fazendo a primeira via e estiver com o número do CPF devidamente regularizado. O objetivo da Carteira de Identidade Nacional é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do CPF, como registro geral, único e válido para todo o país. Ele é parecido com o documento anterior, mas terá algumas novidades, como a autenticidade checada por um QR Code. O “novo RG”, como também é conhecido, também deve ser aceito como documento em viagens para países do Mercosul, já que segue o padrão internacional.

O tempo firme vai predominar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O calor ganha mais força no Estado e o sol aparece nesta terça em grande parte do território gaúcho. Não há possibilidade de chuva no Estado, só nebulosidade em algumas áreas. Em Pelotas, a previsão aponta umidade e tempo firme, com máxima de 25°C. Em Santa Maria, o sol predomina, com máxima de 29°C. Em Porto Alegre, o sol também predomina ao longo do dia, com máxima de 26°C. Já nas Regiões Noroeste e Norte, as máximas podem passar dos 30°C. Mas o tempo deve mudar no Estado a partir de quinta-feira. Uma frente fria, que provocará chuva e vento, começará a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul.