Ouça no Meio-Dia: a antecipação do pagamento do Auxílio Brasil e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 25 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Uma mulher de 43 anos foi morta pelo ex-companheiro dentro de um salão de beleza. O caso ocorreu no sábado, em Igrejinha, Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, Maria Josiane Barcelos era atendida no local quando o homem, de 47 anos, entrou no estabelecimento e desferiu golpes de faca contra a vítima. Maria Josiane chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas, mas veio a óbito no período da noite. No domingo, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do homem, e ela foi aceita pela Justiça. Após o crime, ele havia saído do salão de beleza de carro em direção a Três Coroas, cidade em que o veículo foi apreendido pela Brigada Militar. Porém, não foi possível efetuar a prisão imediata porque o suspeito teria se jogado contra um caminhão, na BR-116, em Novo Hamburgo. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Geral de Novo Hamburgo, com traumatismo craniano e diversas lesões pelo corpo. No local, foi cumprida sua prisão preventiva. A Brigada Militar faz a custódia do homem, que está internado em estado grave.

Um ônibus da Carris pegou fogo no início da manhã desta segunda-feira. O sinistro ocorreu na Estrada João de Oliveira Remião, zona leste de Porto Alegre. O coletivo, que não trazia passageiros, fazia a linha T12 Restinga. Ele ficou completamente destruído, mas ninguém ficou ferido. O motivo do incêndio teria sido uma pane mecânica. O motorista percebeu a fumaça e estacionou o veículo. Em seguida, os bombeiros foram acionados para a atender a ocorrência. O trânsito chegou a ficar bloqueado no sentido centro-bairro no local, mas já foi liberado.

O Sine Municipal de Porto Alegre abre a semana com 1.640 vagas de emprego disponíveis. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Sepúlveda, esquina com a Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. Conforme a prefeitura, os setores da construção civil e de serviços ofertam o maior número de vagas. Os destaques são para montador de estruturas metálicas, com 128 postos de trabalho, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, com 112, e operador de telemarketing receptivo, com 201. Pessoas com deficiência têm 48 vagas disponíveis, sendo 16 na área da saúde. Para Jovem Aprendiz, são oito oportunidades como auxiliar de linha de produção. Também é possível retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Além disso, nesta semana, a unidade do Sine Municipal fará o encaminhamento para entrevistas referentes a 300 vagas de emprego, sendo 100 vagas temporárias para atendente de loja e 200 para operador de telemarketing receptivo. As entrevistas serão realizadas nos dias 25 e 29, das 9h30 às 12h e das 13h às 15h45. Para operador de telemarketing receptivo será no dia 27, a partir das 9h30.

O Governo Federal antecipou o calendário de pagamento do Auxílio Brasil no mês de agosto. A antecipação será de 9 a 11 dias, dependendo do final do Número de Identificação Social, o NIS, do beneficiário. As parcelas dos outros meses restantes do ano não foram afetadas pela mudança. Até então, o Auxílio Brasil realizava um repasse mínimo de R$ 400. Porém, em agosto, o valor vai subir para R$ 600. Esse pagamento será feito dentro do calendário do programa, utilizando os mesmos meios de pagamento, e não será levado em conta para cálculo em caso de pagamento de parcelas retroativas. O Auxílio Brasil é um programa destinado a famílias em situação de extrema pobreza ou para famílias em situação de pobreza que contenham gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. Esse acréscimo no valor repassado aos beneficiários faz parte da chamada PEC Kamikaze, que amplia benefícios à população às vésperas das eleições.

A previsão do tempo aponta o predomínio do ar quente e úmido nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. A segunda-feira começou com nevoeiro em alguns pontos do Estado. No decorrer do dia, a nebulosidade e a umidade vão predominar em grande parte do território gaúcho. A circulação de ventos mantém o tempo instável na Região Sul e na Fronteira Oeste. Assim existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva nestas áreas. Caso de Uruguaiana, onde nebulosidade e a umidade predominam e existe a chance de pancadas de chuva, com máxima de 26°C. Já em Rio Grande, o tempo será nublado e úmido ao longo desta segunda, com máxima de 24°C. No restante do Estado, o tempo vai seguir abafado. Como na Região Metropolitana. Em Porto Alegre e Alvorada, o tempo fica firme e o sol predomina nesta segunda, com máxima de 27°C. O mesmo vale para a Região Central, Região Norte e Região Noroeste. Na Região Noroeste, segundo a previsão, a máxima deve ser de 30ºC durante o dia. Mas o clima quente não deve durar muito no Estado. De acordo com a Climatempo, na próxima quinta-feira, uma frente fria, que provocará chuva e vento, começa a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul. Ainda segundo a Climatempo, entre a noite de quinta e sexta-feira, uma nova massa de ar polar avança sobre o território gaúcho. Na sexta, o frio ganha mais força no Rio Grande do Sul. O fim de semana será frio no Estado e existe a chance de geada em alguns pontos.