Ouça no Meio-Dia: o cachorro morto a tiros durante assalto em Canoas e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 22 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação para combater fraudes contra o Auxílio Emergencial. Entre os locais onde foram cumpridos mandados está a cidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Segundo a apuração, um grupo alterava informações dos clientes junto ao aplicativo “CAIXA TEM” e, posteriormente, transferia os valores para contas de membros da Organização Criminosa. A ação era praticada efetuando pagamento de boletos ou ainda realizando saques em terminais de autoatendimento do banco. A operação visa desarticular a organização, que tem entre seus integrantes empregados e terceirizados da própria Caixa Econômica Federal. Até o momento, foi constatado um prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão, decorrente das fraudes ao Auxílio, somente entre os meses de janeiro e junho deste ano. Ao todo, foram cumpridos 4 mandados de prisão, 18 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e ainda 2 mandados de suspensão do exercício da função pública. As ações foram realizadas em Mato Grosso e em outros 5 estados. Dos mandados de prisão, até o fechamento desta edição do Meio-Dia, três já haviam sido efetivados em Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso, e em Açailândia, no Maranhão. O quarto procurado não havia sido localizado até o momento. Em Várzea Grande, durante cumprimento de mandado, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Um cachorro da raça Pitbull foi morto a tiros quando tentava proteger seu tutor de um assalto. O caso ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira. De acordo com a Brigada Militar, o animal tentou atacar o assaltante, que havia abordado seu tutor, um adolescente de 16 anos, com um revólver. Câmeras de segurança registram o fato. Após os disparos, o animal chegou a ser levado para uma clínica veterinária, mas não resistiu. O caso foi registrado em uma delegacia de polícia. Serão investigados os crimes maus-tratos contra animais e de roubo a pedestre. O suspeito ainda não foi identificado ou localizado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre começou a vacinar crianças de quatro anos contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira. A vacina a ser utilizada é a Coronavac/Butatan. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde já havia informado que o início da vacinação das crianças de três e quatro anos contra a covid-19 estava autorizada de modo gradual. A imunização deverá seguir de acordo com a disponibilidade do saldo de vacinas Coronavac em estoque nos municípios gaúchos. Na Capital, a vacinação para todas as crianças a partir de quatro anos, assim como para crianças imunocomprometidas de três anos, irá ocorrer em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A data de abertura para as outras crianças de três anos de idade ainda não foi definida pelo município.

A emissão do novo modelo de carteira de identidade no Brasil, a Carteira de Identidade Nacional, ou a CIN, terá início na próxima terça-feira. Em um primeiro momento, o novo documento estará disponível apenas para quem quiser encaminhar a primeira via e estiver com informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. O primeiro estado a emitir o documento será o Rio Grande do Sul. A implantação terá início no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias, localizado na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. Ele atende por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O local estará fechado ao público na próxima segunda para ajustes no sistema. Nos Postos de Identificação do IGP no interior do Estado, a implementação está prevista para começar em 4 de agosto. O lançamento da nova identidade para segunda via ainda não tem data definida. A Carteira de Identidade Nacional foi anunciada pelo governo federal em fevereiro com o objetivo de unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do CPF como registro geral, único e válido para todo o Brasil.

Uma área de instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Existe a previsão de chuva em parte do Estado. A sexta começou com frio no Estado. Houve registro de nevoeiro pela manhã na Serra e na Região Metropolitana. Porém, ao longo do dia, o tempo fica abafado em várias cidades, principalmente na Região Central, Região Noroeste e Região Norte. Depois, com o avanço da área de instabilidade, a nebulosidade predomina e há previsão de pancadas de chuva no Estado ao longo desta sexta. Segundo a previsão, existe a possibilidade de temporal, com rajadas de vento, na Campanha, na Fronteira Oeste e na Região Sul. A chuva pode chegar ainda no fim da tarde ou à noite na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. O tempo fica firme na Região Noroeste e Região Norte. Em Caxias do Sul, existe a previsão de muitas nuvens ao longo desta sexta, com máxima de 22°C. Em Bagé, o tempo fica instável e há risco de temporal, com máxima de 18°C. Em Porto Alegre, aos poucos a umidade vai ganhando força, com máxima de 22°C.