Ouça no Meio-Dia: a operação da PF contra empreiteiros que fraudavam licitações e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 20 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil suspendeu na noite desta terça-feira as buscas pela advogada Alessandra Dellatorre, de 29 anos. Ela desapareceu no início da tarde de sábado, quando fazia uma caminhada, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. As buscas foram interrompidas após a conclusão de uma varredura na área conhecida como Matão, localizada no limite entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Câmeras de segurança registraram o momento em que Alessandra entra na área de mata. Cumprido este procedimento, a investigação busca outras alternativas, como buscar novas imagens, assim como ouvir mais testemunhas. Também há um número de telefone disponível da Polícia Civil para quem tiver informações sobre o paradeiro de Alessandra: 0800-642-0121.

Um homem de 60 anos foi preso em flagrante após confessar ter matado a esposa, de 59 anos. O fato ocorreu em Rodeio Bonito, na Região Norte do Estado. A polícia acredita que a morte tenha sido por asfixia. No local onde o caso ocorreu, a vítima foi encontrada morta com uma faca na mão e com marcas no pescoço. A faca estava limpa. A prisão ocorreu depois que o detido foi até a delegacia afirmando ter brigado com a esposa e achar que ela havia morrido. Depois da verificação, o homem foi conduzido à Penitenciária de Frederico Westphalen, onde ficará à disposição da Justiça. Ele deve responder por feminicídio.

A Fasc vai realizar uma série de mutirões em Porto Alegre. O objetivo é que as pessoas com dados desatualizados no sistema do Cadastro Único, o CadÚnico, não percam seus direitos. Nesta quinta-feira, ocorre a primeira ação, no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte. Cada mutirão vai atender apenas pessoas que residem nos bairros de abrangência das regiões. Os outros mutirões serão realizados no sábado e na próxima terça-feira. Confira mais detalhes em agoranors.com. A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Na Capital, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral. De acordo com a Normativa Nº3 do Governo Federal, as famílias com a última atualização entre 2016 e 2017 devem regularizar a situação cadastral até 12 de agosto de 2022. Para consultar a situação, basta acessar o site do Ministério da Cidadania: cadunico.dataprev.gov.br

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra fraudes em licitações, desvios de verbas federais e lavagem de dinheiro envolvendo contratos da estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Um dos alvos da operação é a empresa Construservice. A PF descobriu que os donos da empreiteira estavam criando novas empresas de fachada para concorrer nas licitações. Com a deturpação do número de concorrentes, a Construservice sempre ganhava novos contratos. A PF diz que o líder desse grupo criminoso colocava as empresas e bens em nome de terceiros. O indivíduo possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos e utiliza desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle. Todos os contratos da empreiteira com o governo federal foram firmados após 2019, ou seja, durante o governo Bolsonaro. Desde então, o governo já reservou a ela ao menos R$ 140 milhões. Ao menos R$ 10 milhões previstos nos contratos foram pagos até agora.

A massa de ar seco e frio deixa o tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O dia começou frio, com registro de nevoeiro em pontos da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central e Região Metropolitana. Porém, a temperatura fica amena com sol entre nuvens ao longo do dia. Além disso, o tempo firme predomina, mas existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva no Estado, principalmente na Região Sul. Em Santa Rosa, o tempo fica firme e seco nesta quarta, com máxima de 26°C. Em Uruguaiana, o tempo também fica firme, com máxima de 21°C. Em Porto Alegre, o tempo também fica firme e a temperatura amena, com máxima de 22°C.