Ouça no Meio-Dia: o aluno indiciado por racismo desligado da UFRGS e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 15 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul anunciou o desligamento de Álvaro Hauschild, o aluno indiciado por racismo qualificado após enviar mensagens de cunho racista para a namorada de outro aluno da universidade. O caso ocorreu em outubro do ano passado. Para tomar a decisão, a UFRGS diz ter levado em conta o Artigo 10, inciso V, do Código Disciplinar Discente. Este trata de infrações disciplinares estudantis gravíssimas, entre elas: “praticar, induzir ou incitar, por qualquer meio, a discriminação ou preconceito de gênero, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual ou procedência”. Além das mensagens, Hauschild é autor de textos em que, por exemplo, questiona a existência do holocausto. A Polícia Civil, no ato do indiciamento, considerou que o caso enquadra-se como racismo qualificado devido ao fato de haver publicações em sites e blogs. Assim, existe uma vítima direta, mas também atinge uma coletividade. A punição a Hauschild ainda pode ser aumentada para reclusão de dois a cinco anos. Isso porque a lei prevê esse acréscimo quando qualquer um dos crimes previstos é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza. Na época do caso, Hauschild negou a prática dos crimes, ainda que tenha admitido a autoria das mensagens.

A partir da próxima segunda-feira, o Lindoia Shopping será o novo ponto de vacinação contra Covid-19 na Zona Norte de Porto Alegre. O local, situado na avenida Assis Brasil, número 3522, vai atender adolescentes a partir de 12 anos e adultos no horário das 9h às 16h, no 3º andar, ao lado da loja MP-3 Arena Gamer. O novo ponto vai oferecer primeira, segunda, terceira e quarta doses para os públicos aptos. Nesta sexta, a vacinação para a população a partir de 12 anos ocorre no Shopping João Pessoa, até as 16h, e em 37 unidades de saúde, oito delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Já a vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorre em 25 unidades de saúde, nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. Por fim, a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

Ainda na Capital, a Prefeitura anunciou que paga antecipadamente, nesta sexta-feira, a metade do 13º salário aos funcionários públicos municipais. Esta é a primeira vez que o Executivo antecipa o pagamento no meio do ano na administração centralizada. Tradicionalmente o pagamento é feito em parcela única em dezembro. Segundo a Prefeitura, a iniciativa surgiu em meio às negociações de reposição salarial ocorrida entre a gestão municipal e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, o Simpa. A ideia partiu do prefeito Sebastião Melo como uma das formas de reduzir as perdas dos servidores nos últimos anos.

A terceira parcela do Devolve ICMS será depositada nesta sexta-feira em 527.474 cartões com base no Cadastro Único para Programas Sociais de março de 2022. Serão transferidos R$ 100 para cada cartão, totalizando R$ 52,7 milhões. Têm direito a receber o cartão de compras as famílias gaúchas inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo nacional, que recebam o benefício do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, ou cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de Ensino Médio regular. Tendo em vista as atualizações feitas no Auxílio Brasil em 2022, automaticamente houve mudanças na quantidade de CPFs elegíveis ao programa estadual. Um total de 137,5 mil beneficiários passam a ter direito ao benefício em julho e 46,8 mil perderam direito por não estarem mais recebendo o auxílio federal. Mesmo assim, podem manter o Cartão Cidadão em mãos, pois ele é utilizado para outro programa da Secretaria da Educação voltado a estudantes inscritos no CadÚnico, que tenham 80% de frequência nas aulas e participem de avaliações realizadas pela pasta.

A previsão aponta tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Existe o risco de temporais isolados no Estado. As áreas de instabilidade atuam com força sobre o território gaúcho desde a madrugada. Depois, o dia será marcado por umidade, nebulosidade e chuva em todo o Rio Grande do Sul. Existe o risco de temporal na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Sul do Estado. Além disso, a previsão aponta para pancadas fortes de chuva na Região Central, na Região Metropolitana e Litoral Norte. Em algumas áreas do Estado a temperatura vai subir um pouco. Em Porto Alegre e Guaíba, o tempo fica nublado e a previsão é de pancadas fortes de chuva, com máxima de 20°C. Em Santa Cruz do Sul, o tempo fica bastante úmido e existe a previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com máxima de 21°C. Já em Bagé, o tempo fica instável e existe o risco de temporal nesta sexta, com máxima de 20°C.