Ouça no Meio-Dia: a prorrogação do prazo para atualização do CadÚnico e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 14 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou o quarto caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, trata-se de um homem morador da Região Metropolitana de Porto Alegre, que viajou ao exterior. Entre as demais pessoas diagnosticadas com a doença no Estado, constam outro homem residente na Região Metropolitana, um homem morador do exterior que esteve em visita à região e uma mulher moradora do interior do Estado. A secretaria não divulgou a idade e o estado de saúde deste paciente mais recente, mas afirma que já realizou o atendimento aos pacientes e que monitora os quatro indivíduos diagnosticados com a doença.

Foi preso temporariamente em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, o homem suspeito de matar Diego Bueno Pedroso, de 26 anos, com um tiro na cabeça durante uma partida de futsal amador. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil na noite desta quarta-feira. Segundo a Polícia Civil, a motivação do crime foi uma discussão entre integrantes dos times que jogavam uma partida em um ginásio privado de esportes na Rua Professor Guerino Lima, no bairro Pio X. O suspeito sacou uma pistola da cintura de um outro indivíduo e atirou na direção de um grupo de pessoas, e acabou atingindo Diego. Segundo a Polícia, a vítima não estava envolvida na discussão anterior. Ela chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito. Ainda segundo a Polícia, o detido tem 31 anos e possui antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia mantém em sigilo as circunstâncias da prisão para não atrapalhar o desenvolvimento das investigações.

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira o projeto de Lei que prevê a liberação da utilização de churrasqueiras nas calçadas da Capital. A proposta, de autoria do vereador Felipe Camozzato, do Partido Novo, revoga o inciso XXVII do artigo 18 do Código de Posturas do Município, pelo qual atualmente é proibida esta prática. Em sua manifestação, o vereador disse que “este dispositivo do Código de Posturas impede que as pessoas façam os tradicionais churrasquinhos na rua, que são marca cultural e exercício de cidadania em quase todos os municípios gaúchos”. Agora, é preciso que o prefeito Sebastião Melo sancione o projeto para que este entre em vigor. O mandatário já havia se manifestado a favor da liberação.

O Governo Federal prorrogou o prazo para a população realizar a atualização do Cadastro Único, o CadÚnico. O motivo foram as filas registradas pelo País para efetuar a atualização. As novas regras constam no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Para as famílias que atualizaram o CadÚnico pela última vez em 2016 e 2017, o prazo para atualização foi postergado desta sexta-feira para o dia 31 de julho. Já para as famílias que têm problemas cadastrais, o prazo final foi alterado de 31 de julho para 31 de dezembro. Também foi adiada de julho para outubro, para impedir o bloqueio do Auxílio Brasil, a data-limite para a revisão cadastral das famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Já em relação à Tarifa Social de Energia Elétrica, a data-limite para atualização cadastral, também para evitar o cancelamento, foi adiada de novembro para dezembro de 2022. O Governo informa que a atualização cadastral é realizada presencialmente, nos postos da prefeitura que administram o CadÚnico. A orientação para as famílias é agendar o atendimento previamente pela internet. Caso o beneficiário não venha a fazer a revisão cadastral no prazo estipulado, poderá ter seu benefício bloqueado e, depois, cancelado.

O tempo fica instável em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Com o avanço da área de instabilidade, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia em território gaúcho. Existe o risco de temporal com granizo na Fronteira Oeste, Região Sul e Região Central. A previsão também chama atenção para rajadas de vento em grande parte do Rio Grande do Sul, com intensidade de 40 a 60 km/h. As rajadas mais fortes de vento, entretanto, devem acontecer na noite desta quinta-feira no Litoral Norte gaúcho, com intensidade de até 65 km/h. Para esta quinta-feira, em Lajeado, a previsão é de tempo nublado, com umidade e previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com máxima de 18°C. Em Porto Alegre, o tempo fica instável e existe o risco de ventania, com máxima de 17°C. Em Alegrete, o tempo fica nublado, com pancadas de chuva e risco de temporal com granizo, com máxima de 21°C.